quarta-feira, agosto 30, 2006

Elisabeth Schwarzkopf em O Mundo da Ópera

Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Variações Diabelli em Pianíssimo

pianista Gilberto Tinetti

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, Gilberto Tinetti apresenta em Pianíssimo as 33 Variações sobre uma valsa de Anton Diabelli, Op.120, de Ludwig van Beethoven, na interpretação do pianista italiano Maurizio Pollini.

No final de sua vida de Beethoven e outros famosos em evidência receberam uma carta do editor e compositor esporádico, Anton Diabelli. Nesta carta, Diabelli pedia aos vários autores que escrevessem uma variação sobre sua pequena valsa em dó maior. Essas variações seriam reunidas e publicadas em um álbum. Beethoven não respondeu de imediato e o editor publicou a coleção sem a variação do mestre de Bonn. Alguns anos depois, no entanto, Beethoven lhe enviou as 33 Variações sobre a valsa de Anton Diabelli, que foram publicadas em 1823.

> Pianíssimo
Apresentação: Gilberto Tinetti;
Sexta-feira, dia 1, às 14h.
Reapresentação; segunda-feira, dia 4, às 3h.

Elisabeth Schwarzkopf em O Mundo da Ópera

soprano Elisabeth Schwarzkopf

O maestro Walter Lourenção homenageia neste sábado, em O Mundo da Ópera, o soprano Elisabeth Schwarzkopf, falecida em 3 de agosto passado, em Schruns, na Áustria.

No programa Schwarzkopf interpreta árias como Porgi Amor, de As Bodas de Fígaro, e In quali eccessi. mi tradì, da ópera Don Giovanni, ambas de Mozart; Si, mi chiamano Mimì, de La Bohème e O mio babbino Caro, da ópera Gianni Schicchi , de Puccini, Wie nahte der schlummer, de O Franco Atirador, de Carl Maria von Weber, Einsam in trüben tagen, da ópera Lohengrin, de Wagner e por fim, Endlich allein, de A Noiva Vendida , de Bedrich Smetana.

Filha de um diretor de escola primária, Elisabeth Schwarzkopf nasceu em de zembro de 1915 e na infância já demonstrava uma atenção especial ao canto. Aos treze anos estreou numa versão escolar, como Euridice, da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck e com o sucesso de sua apresentação, foi chamada para concertos e performances amadoras. Aos 19 anos passou a estudar no Conservatório de Berlim e em 1940, fez sua estréia no Ópera Estatal de Berlim no papel da segunda Dama-Flor no Parsifal, de Richard Wagner.

Schwarzkopf foi um dos principais sopranos do período após a Segunda Guerra Mundial, muito admirada por suas interpretações de Mozart, Richard Strauss e Hugo Wolf.

> O Mundo da Ópera
Apresentação: maestro Walter Lourenção;
Sábado, dia 2, às 10h;
Reapresentação: quinta-feira, dia 7, às 22h.



Cultura FM, exclusivamente o melhor

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online


quinta-feira, agosto 24, 2006

Radio Cultura FM - A holandesa Quirine Viersen é a convidada do OSESP ao Vivo

Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Terça-feira, 22 de agosto de 2006

Grandes Arranjadores são tema de Vozes

regente Naomi Munakata

Nesta quinta-feira, em dois horários, às 13h e às 23h, Naomi Munakata apresenta em Vozes, grandes arranjadores que escreveram para grupos vocais ou para coros.

No programa obras como, You are the new day, de John David, em arranjo de Peter Knight, com o King's Singers; o spiritual My Lord, What a Morning - arranjo de Mark Williams e interpretação do grupo Swingle Singers; Lock Lomond, canção tradicional das Ilhas britânicas, com o Coro Westminster e arranjo e regência de Joseph Flummerfelt e Melodias folclóricas nordestinas em arranjo de Ronaldo Miranda interpretadas pelo grupo Canto em Canto, sob a regência de Elza Lakschevitz.

Em Vozes desta quinta-feira, Naomi Munakata apresenta também uma entrevista com Mônica Thiele, arranjador a e regente do grupo Vesper, que fala sobre o seu ofício.

> Vozes - Canto Coral por Naomi Munakata
Quinta, dia 24, às 13h e 23h.


A holandesa Quirine Viersen é a convidada do OSESP ao Vivo

violoncelista Quirine Viersen

Neste fim de semana OSESP ao Vivo traz a Abertura Romeu e Julieta de Tchaikovsky, o Concerto para violoncelo e orquestra em mi menor, Op. 85 de Edward Grieg, com a participação da violoncelista Quirine Viersen, e a Sinfonia nº 3 em mi bemol maior, Op. 97, a Sinfonia Renana de Robert Schumann. A regência e apresentação são do maestro John Neschling.

Pela primeira vez tocando com a Osesp, a violoncelista Quirine Viersen, nasceu em 1972, na Holanda. Em 1990 venceu o Concurso Rostropovich, no ano seguinte, recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de violoncelo de Helsinque em 1991 e, em 1994, foi a primeira holandesa a ganhar um prêmio no Concurso Tchaikovsky em Moscou. Entre as orquestras com as quais já se apresentou e stão a do Concertgebouw de Amsterdã, a da Rádio de Helsinque, a Filarmônica de São Petersburgo, a Orquestra de Câmara de Viena e a Filarmônica de Israel.

O Concerto para violoncelo em mi menor, Op. 85 foi a última grande criação do compositor britânico Edward Elgar. Escrita durante o verão de 1919, a obra estreou em 19 de outubro do mesmo ano, tendo Felix Salmond, como solista ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres, sob a regência do próprio compositor.

> OSESP ao Vivo
Apresentação: John Neschling;
Sábado, dia 26, às 16h30;
Reapresentação: domingo, dia 27, às 12h.



Cultura FM, exclusivamente o melhor

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online

quarta-feira, agosto 16, 2006

Mstislav Rostropovich é destaque em O que há de novo




Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Sinfônica da WDR de Colônia em Concertos Mozarteum Brasileiro

maestro Semyon Bychkov

A Cultura FM apresenta, nesta sexta-feira, dia 18, a gravação exclusiva, realizada na Sala São Paulo em 8 de maio de 2006, do concerto da Orquestra Sinfônica da WDR, de Colônia - Alemanha -, sob a regência de Semyon Bychkov.

No programa, a Sinfonia nº. 5 em mi menor, Op. 64 de Tchaikovsky.

Pertencente à Rádio do Oeste da Alemanha Orquestra Sinfônica WDR de Colônia foi formada em 1947. A sua excepcional reputação foi conquistada em colaboração com seus regentes principais e com regentes convidados como Claudio Abbado, Herbert von Karajan, Otto Klemperer, Lorin Maazel, André Previn, e Sir Georg Solti. Desde a temporada de 1997-1998, seu regente titular é Semyon Bychkov.


> Concertos Mozarteum Brasileiro - Temporadas 2005-2006
Sexta, dia 18, às 13h, com reapresentação às 20h.


Mstislav Rostropovich é destaque em O que há de novo

violoncelista Mistislav Rostropovich

Neste sábado, às 18h30, João Marcos Coelho destaca em O que há de Novo, dois CDs - um duplo - lançados pela EMI Classics, com gravações do violoncelista russo Mistislav Rostropovich.

No programa estão o Moto Perpetuo da Primeira Suíte para violoncelo solo de Benjamin Britten, a Chanson Russe, de Stravinsky, a terceira das Sete Romanças, compostas por Shostakovich, a Variação nº 3 de Don Quixote de Richard Strauss e o Prelúdio (Modinha) das Bachianas Brasileiras nº. 1 de Heitor Villa-Lobos.

Aclamado como um dois maiores violoncelistas do século XX, Mstislav Rostropovich completará 80 anos em março do ano que vem. Os lançamentos apresentados em O que há de Novo já antecipam as comemorações de 2007 . Conhecido pelo apelido Slava, Rostropovich é um artista versátil, que continua ativo até hoje, e desenvolve, paralelamente à sua trajetória como instrumentista, uma bem-sucedida carreira de regente.

> O que há de Novo
Apresentação: João Marcos Coelho;
Sábado, dia 19, às 18h30.



Cultura FM, exclusivamente o melhor

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online
 

quinta-feira, agosto 10, 2006

Il Re Pastore de Mozart é destaque deste domingo na Cultura FM

Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Sinfônica de Bamberg em Concertos Mozarteum Brasileiro

pianista Rudolf Buchbinder

Nesta sexta-feira, dia 11, em dois horários, às 13h e às 20h, a Cultura FM apresenta a gravação exclusiva do concerto da Orquestra Sinfônica de Bamberg, sob a regência de Jonathan Nott, realizada na Sala São Paulo em 31 de outubro de 2005, como parte da temporada de 2005 do Mozarteum Brasileiro.

No programa, o Concerto para piano nº. 2, op. 83, em si bemol maior, de Johannes Brahms, tendo como solista o austríaco Rudolf Buchbinder.

A Orquestra Sinfônica de Bamberg é a mais jovem das grandes orquestras da Alemanha. Criada em 1946, quando músicos refugiados vindos da Orquestra Filarmônica Alemã em Praga, de Carlsbad e da Silésia se estabeleceram na cidade medieval de Bamberg, teve como primeiro regente, o maestro Joseph Keilberth. Jonathan Nott é o regent e titular da Sinfônica de Bamberg desde 2000.

> Mozarteum Brasileiro - Temporadas 2005-2006
Sexta, dia 11, às 13h, com reapresentação às 20h.


Il Re Pastore de Mozart é destaque deste domingo na Cultura FM

soprano Angela Maria Blasi
O programa Teatro de Ópera , deste domingo, às 15h, apresenta a ópera Il Re Pastore (O Rei Pastor) de Wolfgang Amadeus Mozart.

A gravação da ópera é de 1991 tem como solistas Angela Maria Blasi, no papel do pastor Aminta, Sylvia McNair, como Elisa Iris Vermillion, interpretando Tamíres, Claes Ahnsjö, como Agenor e Jerry Hadley, no papel de Alexrande. As cadências das árias são de John Constable, que também participa ao cravo. Academy of St Martin-in-the-Fields, sob a regência de Sir Neville Marriner.

Il Re Pastore foi composta para a recepção em Salzburgo do arquiduque Maximilian Franz, o filho mais novo da imperatriz Maria Tereza. O texto escolhido foi escrito em 1751 por Metastasio e era muito popular, tendo na época várias versões operísticas, en tre elas composições de Hasse, Gluck e Piccini. A ópera estreou em 23 de abril de 1775 no Palácio do Arcebispo, provavelmente numa encenação muito simples.

> Teatro de Ópera - O mundo da lírica em óperas completas
Apresentação: maestro Walter Lourenção;
Domingo, dia 13, às 15h.


Cultura FM, exclusivamente o melhor

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online
Caso não queira receber mais nossas notícias, clique aqui.