quarta-feira, agosto 30, 2006

Elisabeth Schwarzkopf em O Mundo da Ópera

Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Variações Diabelli em Pianíssimo

pianista Gilberto Tinetti

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, Gilberto Tinetti apresenta em Pianíssimo as 33 Variações sobre uma valsa de Anton Diabelli, Op.120, de Ludwig van Beethoven, na interpretação do pianista italiano Maurizio Pollini.

No final de sua vida de Beethoven e outros famosos em evidência receberam uma carta do editor e compositor esporádico, Anton Diabelli. Nesta carta, Diabelli pedia aos vários autores que escrevessem uma variação sobre sua pequena valsa em dó maior. Essas variações seriam reunidas e publicadas em um álbum. Beethoven não respondeu de imediato e o editor publicou a coleção sem a variação do mestre de Bonn. Alguns anos depois, no entanto, Beethoven lhe enviou as 33 Variações sobre a valsa de Anton Diabelli, que foram publicadas em 1823.

> Pianíssimo
Apresentação: Gilberto Tinetti;
Sexta-feira, dia 1, às 14h.
Reapresentação; segunda-feira, dia 4, às 3h.

Elisabeth Schwarzkopf em O Mundo da Ópera

soprano Elisabeth Schwarzkopf

O maestro Walter Lourenção homenageia neste sábado, em O Mundo da Ópera, o soprano Elisabeth Schwarzkopf, falecida em 3 de agosto passado, em Schruns, na Áustria.

No programa Schwarzkopf interpreta árias como Porgi Amor, de As Bodas de Fígaro, e In quali eccessi. mi tradì, da ópera Don Giovanni, ambas de Mozart; Si, mi chiamano Mimì, de La Bohème e O mio babbino Caro, da ópera Gianni Schicchi , de Puccini, Wie nahte der schlummer, de O Franco Atirador, de Carl Maria von Weber, Einsam in trüben tagen, da ópera Lohengrin, de Wagner e por fim, Endlich allein, de A Noiva Vendida , de Bedrich Smetana.

Filha de um diretor de escola primária, Elisabeth Schwarzkopf nasceu em de zembro de 1915 e na infância já demonstrava uma atenção especial ao canto. Aos treze anos estreou numa versão escolar, como Euridice, da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck e com o sucesso de sua apresentação, foi chamada para concertos e performances amadoras. Aos 19 anos passou a estudar no Conservatório de Berlim e em 1940, fez sua estréia no Ópera Estatal de Berlim no papel da segunda Dama-Flor no Parsifal, de Richard Wagner.

Schwarzkopf foi um dos principais sopranos do período após a Segunda Guerra Mundial, muito admirada por suas interpretações de Mozart, Richard Strauss e Hugo Wolf.

> O Mundo da Ópera
Apresentação: maestro Walter Lourenção;
Sábado, dia 2, às 10h;
Reapresentação: quinta-feira, dia 7, às 22h.



Cultura FM, exclusivamente o melhor

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online


:

Postar um comentário

<< Home