sábado, novembro 26, 2005

Parsifal - Libreto Original e Tradução (e mais...)


Na nossa busca em melhor informar aos nossos leitores, nós mesmos, acabamos aprendendo muito com a experiência dos outros.

É claro que é impossível conhecer todos os sites que se dedicam à difusão de informações sobre as óperas. Tenho de reconhecer qua as coisas funcionam de uma maneira mais ou menos aleatória. Começamos com o que sabemos, partimos para a pesquisa em bibliografia que possuímos e, tendo um esqueleto do que pretendemos, partimos para a pesquisa na Internet.

Até aí nada original. O que é interessante é chegar a algum site que já tenha pesquisado sobre o assunto sobre o qual pretendemos pesquisar e obter subsídios valiosos para adicionar ao nosso esqueleto.

Hoje pela manhã, estava dando tratos à bola de como seria árido colocar o libreto da Parsifal, para aqueles que não têm conhecimento da língua alemã, entre os quais me incluo, isso até seria interessante, e, como tornar essa tarefa mais apetecível aos demais? Bem ou mal, estamos mais habituados, pelo menos eu estou, com outras línguas, o italiano soa mais fácil aos nossos ouvidos operísticos, apenas para ficar em uma língua.

A boa supresa vem de um outro site, em português, que além de dar uma sinopse nada resumida, ainda coloca o libreto em alemão com a respectiva tradução para o português....

Magnífico!

Minha recomendação de hoje, é no sentido de acessarem a página:

Wagner em Português

Libretos Originais de Richard Wagner,
com Tradução em Português


O link acima representa apenas a página da Parsifal, no entanto, no mesmo site, aqui , há links para várias outras obras de Wagner.

Não há necessidade de apreciar com moderação... Essas informações, por mais que sejam sorvidas, não embriagam a ninguém, independentemente do tamanho da dose.

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Que dureza! Alemão não é fácil não! Mas,
considerando que a música é bonita, vamos deixar a preguiça mental de lado, e tentar acompanhar!

Grazzie.

26 novembro, 2005 22:57  

Postar um comentário

<< Home