terça-feira, novembro 15, 2005

MONTEVERDI - Orfeo


Nesta semana, próximo domingo, às 15:00hs, pela Radio Cultura FM de São Paulo, diretamente pelos 103,3Mhz ou pelo link anexo, ouviremos:


TEATRO DE ÓPERA - O mundo da lírica em obras completas
MONTEVERDI - Orfeo. Solistas: Nigel Rogers, Patrizia Kwella. Chiaroscuro. London Baroque. The London Cornett & Sackbut Ensemble. Dir.: Nigel Rogers e Charles Medlam.

Orfeo apresenta uma qualidade curiosa, raramente é encenada com cenários, figurinos, iluminação e todos os demais "bells and whistles" que mereceria. A par de estar caminhando para os quatrocentos anos de existência, esta versão data de 1615, a música é de tal qualidade que entra num rol diferenciado das óperas atualmente representadas. A verdade é que a montagem desta vetusta obra é relegada a um plano distinto das demais, a música nos é conhecida e, em tempos onde o LPs e os CDs reinavam, sua difusão se fez via áudio. Ainda que pouco executada, sua versão mais ouvida e reverenciada atualmene é a de John Eliot Gardiner, esta versão de Nigel Rogers é considerada como sendo a do primeiro grande tenor da era moderna, à data da sua gravação, que cantou Orfeo.

Ficha técnica:

Monteverdi: L'Orfeo
Nigel Rogers / Charles Medlam
CD Album/s(x2) : 4820702

MONTEVERDI
L’Orfeo
Favola in musica
Libretto: Alessandro Striggio
Edited from the 1615 publication by Nigel Rogers

La Musica Emma Kirkby
Orfeo Nigel Rogers
Euridice Patrizia Kwella
Messaggiera Guillemette Laurens
Speranza Catherine Denley
Caronte David Thomas
Proserpina Jennifer Smith
Plutone Stephen Varcoe
Apollo, Eco Mario Bolognesi
Ninfa Helena Afonso
Pastore I Mario Bolognesi
Pastore II Rogers Covey-Crump
Pastore III John Potter
Pastore IV Stephen Varcoe
Spiriti Terry Edwards, Geoffrey Shaw

Chiaroscuro
Nigel Rogers direction
London Baroque
Charles Medlam direction
The London Cornett & Sackbut Ensemble
Theresa Caudle direction

CD 1 47:43
Prologue
Acts 1-2
CD 2 56:37
Acts 3-5


Uma última nota, à época da sua composição, a orquestração contemplava um número relativamente menor de músicos se comparadas com as formações mais atuais do gênero. Isso se adequava ao tamanho relativamente menor dos auditórios que existiam e facilitava a audição das peças.

Tenho certeza que ficarão agradávelmente surpresos com a audição.

Jacques

:

Anonymous Anônimo said.

Perfeito, jacques ("vetusta" foi boa)! Tenho a certeza de que, como todas as outras suas sugestões, será um deleite.


Obrigada.

16 novembro, 2005 08:54  

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