domingo, março 27, 2005

Fotografias sem máquina fotográfica?

Hoje, lembrei-me de alguns ensinamentos de um ex-professor e amigo. Fazem muitos anos, nem sei por onde anda o Godoy.

Já passei muitas vêzes na frente da onde era seu studio mas não acredito que por alí ele ainda esteja.

Pois é, começando do começo.

Comprei uma máquina fotográfica novinha (há mais de 30 anos) e parti para um curso de fotografia.

Lá estava o Godoy à frente de uma classe ávida de aprender. Depois de muitas aulas, o bom professor nos convenceu.

- Apertar o botão qualquer um aperta.

- Como? (perguntamos)

- É facil!

O que escrevo abaixo é a explicação.

Primeiro vêm as regras de composição. Você, para tirar uma fotografia, tem que compor mentalmente um quadro. Primeiro plano, segundo plano, plano de fundo. Onde vai ser o foco da sua foto. O que você quer transmitir, quem são os fotografados? Como dividir a sua foto? É uma pessoa, um grupo?

Tudo isso tem que ser pensado. Se é uma pessoa, ela fica no centro? Se são mais de uma, como chamar a atenção para aquela que nos interessa.

Não vou ficar aqui repetindo tudo que escutamos mas o que acima escrevi mostra a complexidade das decisões. Existe uma boa diferença entre um "instantâneo" de amador e o de um profissional.

Nunca é demais repetir que essa aulas foram no início da década de 70.

Muito bem, você já definiu o que vai fotografar, segundo problema, que equipamento usar?

Máquina, filme, objetiva, abertura, velocidade, iluminação? Se for um amador a resposta pode levar a uma única combinação, se for um amador avançado talvez a resposta não seja tão simples. Muito bem, resolvemos todas essas questões, passemos ao próximo passo.

Podemos chamar um amigo nosso e dizer:

- Fulano, aperte o botão!

(Clique)

- Quem bateu a foto? Você ou seu amigo?

É, a resposta é muito simples, você! Apertar o botão é o de menos... Depois de ter idealizado todo o processo criativo, o ato de apertar o botão é irrelevante.

Assim funciona a minha máquina fotográfica, eu ando por toda a cidade, por todos os meus caminhos, em todas as áreas, com os olhos abertos e a mente idem. Tiro todas as fotos que mentalizo. Algumas eu realmente aperto o botão, poucas, outras, mais para filme do que para fotos, duram para além de uma fração de segundo, duram minutos, duram horas...

Das que eu realmente tiro fotografias algumas ficam como eu quero mas a maioria merece uma correção, uma releitura. A técnica é dificil de ser dominada. Outras, acontece, ficam melhores do que eu previ. Sorte! Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!

Quantas fotos eu já tirei e não tenho registro, a maioria. Quantas fotos eu já tirei e não eram nada daquilo que eu previ? Outras tantas!

O importante é andar por aí com olhos de fotógrafo e por extensão cineasta... Cada dia eu idealizo e "tiro" dezenas de fotos.

E o equipamento? Tanto faz! É possível tirar fotos com equipamentos tão simples quanto um furinho numa caixa de sapatos com um filme colocado na parede oposta. Para tirar fotografia nesta supermáquina basta colocar o filme num quarto escuro, vedar bem a caixa e o furinho, tão pequeno quanto um furo de alfinete, orientar a máquina para a direção da nossa foto e abrir e fechar o furinho. Ao revelar-se o filme, provávelmente, com o treino, conseguiremos resultados bem razoáveis.

Podemos sofisticar nossa máquina "câmara escura" o quanto quisermos (e pudermos). Quanto mais sofisticado mais controle teremos e em contrapartida melhores fotógrafos teremos de ser.

Tudo isso para dizer que nossas vidas estão cheias de fotografias, podem ser lindas, românticas, cruéis, retratos de violência que presenciamos ou que vivenciamos, de amor, de ira, de choro, de agradecimento, de nossas famílias, de amigos, de locais que gostamos, de locais que gostaríamos de conhecer, não importa.

Algumas das mais lindas fotografias que conhecemos estão presentes ao nosso lado, em nossos lares, em casa de amigos, de colegas, de ídolos, no trabalho, nos teatros, nos parques, em estádios, num pôr de sol (quem é que nunca tirou essa foto?), numa viagem, no nosso trabalho, na lembrança de alguém que já nos deixou, de alguém que nunca esquecemos...

Ponha a sua imaginação para funcionar e saia por aí tirando fotos. É barato é só faz bem. Você vai redescobrir a mâo da criança unida à de sua mãe, o casal de namorados, a flor, a chuva, o raio, a música, odores (sim, também valem fotos!), a voz de alguém muito querido...

Tenho certeza que você vai redescobrir aquela foto da sua infância, da sua juventide, de alguém que já foi importante na sua vida, de alguém que é muito caro a você, a foto que você não tirou, esqueceu e que agora voltou à sua mente. Todas essas fotos são as fotos da sua vida... Como a foto que eu tirei há mais de 30 anos, lá do Godoy.

Existem outras fotos não tão bonitas? Muito bem, coloque-as todas juntas e guarde-as num local bem guardadas, pode ser que de tempos em tempos você tenha que rever suas fotos e reclassificá-las...

Ah! Já ia me esquecendo, algumas fotos ficam melhores em branco e preto outras em filmes coloridos.


Jacques


PS: Não se esqueçam de experimentar, a prática não é substituta da experiência.

PS2: "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!" É uma frase do atual número dois do mundo, Tiger Woods, grande jogador de golfe, talvez o maior talento dos últimos tempos e certamente o mais talentoso de sua geração.

PS3: Adicionado em 1° de Abril de 2005. Alertado por meu professor de golfe, o Dino, coloco aqui mais uma informação, Gary Player, também profissional do golfe, nascido em 1935, pronunciou antes a frase, a mesma frase: "The harder you practice the luckier you get." Deixo aqui a correção da informação acima. A verdade é que muitos juram que foi Tiger Woods quem a disse, ninguém atribui a Player, ao menos nas fontes que pesquisei. Minhas desculpas e minha humildade no tange a minha ignorancia.

:

Postar um comentário

<< Home