Anna Moffo é Butterfly
Por meio do mailing list da Radio Cultura, recebido ontem à noite, fui informado que a gravação de Madama Butterfly que será levada ao ar no próximo domingo é a que tem no papel título Anna Moffo, recentemente falecida.
Neste domingo, às 15h, o maestro Walter Lourenção traz Madama Butterfly, de Giacomo Puccini. O libreto de Madama Butterfly é de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, inspirado em peça de David Belasco, que por sua vez se baseou em John Luther Long.
A ópera estreou, sem sucesso, em 17 de fevereiro de 1904, no Teatro alla Scala de Milão. Para a segunda récita, que aconteceu três meses depois, em Brescia, Puccini fez algumas alterações e aí, sim, a ópera foi bem recebida.
Desde então, tornou-se uma das mais populares do repertório operístico. A gravação que será apresentada neste domingo é de 1957 e traz no papel título, a soprano Anna Moffo, que faleceu no último 9 de março. E ainda tem o tenor Cesare Valletti como Pinkerton, a mezzo-soprano Rosalind Elias como Suzuki e o barítono Renato Cesari como Sharpless
:
Ópera profética, não Jacques? Eu tenho muito medo de Puccini...
Esta é uma das óperas que me fazem chorar de soluçar, seja porque tem o elemento amor materno dramaticamente misturado com amor romântico... seja pela abnegação, sei lá! .... só sei que toda vez tenho vontade de dar uns tabefes nesse americano safado!
Em tempo... notei que o libretto é de Luigi Illica, o mesmo libretista da próxima ópera que iremos assistir no Theatro Municipal, a Andrea Chénier, de Umberto Giordano. Que coincidentemente estreou no Scala, em março de 1896.
Postar um comentário
<< Home