quarta-feira, abril 05, 2006

Fidélio - Beethoven

Seattle Opera - Maquete


No próximo domingo, às 15:00hs., a Radio Cultura FM de São Paulo irradiará a récita de Fidélio de Beethoven que foi levada ao ar, ao vivo , no sábado anterior, pelo Metropolitan Opera de New York.

O anúncio é o seguinte:

METROPOLITAN OPERA - As transmissões da Temporada 2005-2006 BEETHOVEN - Fidelio. Solistas: Karita Mattila, Jennifer Welch-Babidge, Ben Heppner, Gregory Turay, Alan Held, Kristinn Sigmundsson, James Morris. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera. Reg.: Paul Nadler.

Personagens

Leonore - Esposa de Florestan, conhecida como 'Fidélio'. (soprano)

Marzelline - Filha de Rocco. (soprano)

Florestan - Prisioneiro político. (tenor)

Don Fernando - Ministro de Estado. (baixo)

Don Pizarro - Governador da prisão. (baixo)

Rocco - Carcereiro-chefe. (baixo)

Jacquino - Porteiro. (baixo)


Sinopse


Ato I: Uma prisão nas proximidades de Sevilha, Espanha, século
XVIII. Nos aposentos do guarda Rocco, sua filha, Marzelline,
está ocupada passando a ferro. Jacquino, o assistente de seu pai, a pressiona para que se case com ele. Marzelline dá respostas evasivas, uma vez que está apaixonada por Fidélio, um jovem que seu pai contratou. Após Rocco chamar Jacquino, Marzelline tem pena de Jacquino, mas ela só pensa em Fidélio.


Rocco e Jacquino retornam com Fidélio, carregando suprimentos e despachos; pai e filha acreditam que Fidélio corresponde ao interesse de Marzelline. Para desconforto de Fidélio, Rocco encoraja o suposto romance e, até mesmo, dá conselhos sobre a importância de guardar dinheiro para o casamento.Mudando de assunto, Fidélio pede para ajudar Rocco em suas rondas nas masmorras, embaixo da prisão. Primeiramente, Rocco diz que tem ordens estritas para não deixar ninguém entrar lá; logo ele abranda, mas diz que há uma cela onde ele ainda não levou Fidélio; é a de um certo prisioneiro que está lá há dois anos e não deve sobreviver por muito tempo. Fidélio persiste, dizendo que a visão não seria nada de mais e Rocco concorda em pedir ao governador da prisão, Don Pizarro, permissão para levar Fidélio para ajudá-lo.


O próprio Pizarro aparece e lê os despachos que Fidélio trouxe anteriormente. Ao descobrir que Don Fernando, um ministro de estado, planeja investigar as acusações de prisão injusta, Pizarro teme, especialmente, que seu inimigo Florestan - considerado morto pelo mundo exterior - seja descoberto na masmorra. Pizarro resolve matar Florestan antes que o ministro o encontre. Ele coloca um sentinela que tocará uma trombeta quando a carruagem do ministro for vista aproximando-se. Então, ele pede a Rocco que o ajude no assassinato. Rocco se recusa, dizendo que não faz parte de suas obrigações, mas, relutantemente, concorda em cavar uma sepultura na área da masmorra enquanto o próprio Pizarro despacha a vítima. Ambos partem.


Fidélio - que na realidade é Leonore, esposa do prisioneiro Florestan - ouve por acaso o plano e amaldiçoa a vilania de Pizarro, declarando que espera que a divina providência a guie no resgate de seu marido.


Fidélio convence Rocco a permitir que alguns prisioneiros fiquem no pátio; eles ficam gratos por verem a luz do dia e por respirarem ar puro. Rocco diz a Fidélio que Pizarro concordou que ele o ajude nas masmorras, acrescentando que seu serviço imediato é cavar uma sepultura para o desafortunado na solitária. Marzelline e Jacquino chegam, entretanto, com mais notícias de Pizarro: ele está zangado pelos prisioneiros estarem no pátio. Logo, o próprio Pizarro aparece, mas Rocco desvia-se de sua fúria lembrando-o de seu assunto urgente com Florestan, dizendo que não será ruim tratar os outros prisioneiros de maneira mais tolerante por alguns minutos, enquanto eles se preparam para o crime. Os quatro carcereiros levam os prisioneiros de volta para suas celas. Jacquino imagina o que Rocco e Fidélio vão fazer.


Ato II: Na masmorra, Florestan está acorrentado. Ele se agita durante o sono e grita na escuridão da prisão. Sabe que deve aceitar o seu destino, mas imagina uma visão de Leonore, levando-o para a liberdade ou para o reino do céu. Ele dorme novamente quando Fidélio e Rocco descem as escadas e começam a cavar; Fidélio continua tentando olhar o prisioneiro que, finalmente, vira-se. Sua esposa agora o reconhece, mas ele não a reconhece. Ele pergunta quem é o governador da prisão; ao ser informado que é Pizarro, sabe que sua situação não tem esperança, mas pede por, pelo menos, um pouco de água. Rocco oferece seu cantil para Florestan, que agradece profundamente. Fidélio mostra um pedaço de pão, que Rocco acha muito perigoso dar, também, mas concorda e Florestan agradece novamente.


Rocco vai até a escada e dá sinal que a sepultura está pronta. Pizarro desce, ordena que Florestan seja desacorrentado da parede e confronta o prisioneiro; Florestan o encara sem medo, mas quando Pizarro investe contra ele com um punhal, Fidélio se coloca entre os dois homens, retardando o golpe e causando confusão. Quando Pizarro tenta atacar novamente, Fidélio identifica-"se" como Leonore, gritando. "Mate primeiro sua esposa"! Rocco, Pizarro e Florestan ficam estupefatos pela descoberta de que Fidélio é Leonore, mas Pizarro diz ao marido e à mulher que se preparem para morrer. Leonore mostra uma pistola e mantém o tirano acuado. Uma trombeta distante anuncia a chegada do ministro Don Fernando. Quando os soldados levam Pizarro para cima, Florestan e Leonore cantam seu enlevo por estarem juntos novamente.


Na área de parada do forte, sentinelas acompanham Don Fernando, que diz aos prisioneiros ajoelhados que se levantem quando a população reunida da cidade aclama o dia. Rocco leva Florestan e Leonore, falando da esposa corajosa que salvou a vida de seu marido. Fernando está espantado em encontrar seu amigo Florestan ainda vivo. Pizzaro tenta defender-se, comprometendo Rocco como cúmplice, mas os prisioneiros e as pessoas da cidade gritam contra o seu opressor. Fernando diz a Rocco para libertar Florestan de suas correntes e, então, sugere que seria mais apropriado que Leonore o fizesse; ela pega a chave e remove seus grilhões. Os soldados levam Pizzaro preso, enquanto a multidão louva o amor nobre e o heroísmo de uma esposa.



Esta ópera é uma das mais importantes obras de Beethoven. Apenas para termos idéia do que a ópera representou para Beethoven, basta citar que ele compõe uma série de aberturas, denominadas Leonore que são obras primas de composição e que sobrevivem até os nossos dias, tudo no sentido de tornar Fidélio sua obra prima na área operística.

Numerosas biografias mostram que Beethoven tinha um parâmetro pelo qual ele era comparado, Mozart, ao longo da sua vida, foi o personagem com que, inevitavelmente foi comparado.

Se compararmos o pouco tempo de vida de Mozart e a sua alta produção operística, podemos intuir a carga que Beethoven carregava nos ombros em relação à sua própria produção, modesta na quantidade nesta área.

No entanto, Fidélio é uma obra de peso, digna de um compositor como Beethoven e que, portanto, merece ser ouvida e estudada por todos aqueles que apreciam o gênero operístico.


Jacques

Baseada num texto do Metropolitan Opera International Radio Broadcast Information Service


:

Anonymous Anônimo said.

Olá!

Não, ele demorou tanto para finalizar a ópera pela absoluta falta de intimidade e talvez verdadeiro talento para a coisa. No meio do caminho, com mais amadurecimento, ele somente a atualizou. Mesmo assim Fidélio é uma jóia a parte na obra dele e talvez insatisfatória somente como concerto operístico bem amarrado. Não é um Barbeiro ou então Nozze, no qual música e texto fluem deliciosamente, porém é um colchão de retalhos estupendo, lindo, desigual... Beethoven até o último fio de cabelo.

Eu acho que o último ato uma das coisas mais primorosas que ele escreveu, mas ele faz algo que o último movimento da sua nona sinfonia faz com o resto da obra: simplesmente a massacra de tão bom e superior que é musicalmente! Dá vontade de sair correndo de casa e libertar todos os injustiçado do MUNDO!!!!

Eu até chego a esquecer todo o resto!

07 abril, 2006 16:46  
Blogger Asparagus the Firefrorefiddle, the Fiend of the Fell said.

Concordo!

09 abril, 2006 22:49  

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