terça-feira, abril 04, 2006

Luisa Miller - Verdi

Svetla Vassileva (Luisa)
Paolo Coni (Miller)


No próximo domingo, às 15:00hs, pela Radio Cultura de São Paulo FM, 103,3Mhz. e retransmitida para o Rio de Janeiro e Brasília, ouviremos a ópera Luisa Miller de Verdi.


Tantas vezes já transcrevemos uma breve biografia de Verdi que deixaremos para os interessados um link mais abaixo para a consulta.


O anúncio da Cultura é o seguinte:


METROPOLITAN OPERA - As transmissões da Temporada 2005-2006
VERDI - Luisa Miller. Solistas: Veronica Villarroel, Irina Mishura, Neil Shicoff, Carlos Alvarez, James Morris, Phillip Ens. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera. Reg.: Maurizio Benini.


Personagens


Miller (barítono) – Um velho soldado, pai de Luisa.

Luisa (soprano) – A filha do velho soldado Miller. Luisa está enamorada de Carlo, que realmente é Rodolfo.

Rodolfo (tenor) – O filho do Conde Walter. Está enamorado de Luisa, mas comprometido com a Duquesa Federica.

Wurm (baixo) – Trabalha para o Conde Walter, ama Luisa e espera casar-se com ela.

Conde Walter (baixo) – O pai de Rodolfo. Deseja que Rodolfo se case com a Duquesa Federica.

Duquesa Federica (mezzo-soprano) – Federica é uma viúva que espera casar-se com Rodolfo a quem ama desde a infância.

Sinopse

Primeiro ato, Cena I: Século XVII. Em uma pequena aldeia no Tirol, vizinhos de todas as idades se reúnem para desejar um feliz aniversário para Luisa Miller, a jovem beldade da aldeia. Hoje Luisa está ainda mais linda do que nunca, pois está enamorada de um desconhecido e elegante jovem que só conhece por Carlo. Quando Carlo chega para visitar, docemente os dois declaram mútuo amor. Todos ficam comovidos com esta manifestação, com exceção de Miller, o pai de Luisa, que teme que Carlo tome proveito de sua única filha. Quando todos entram na igreja, Miller fica do lado de fora.

Miller encontra-se com Wurm, o mordomo do nobre local, Conde Walter. Wurm confessa que também está apaixonado por Luisa. Miller responde que ficaria feliz em tê-lo como genro, mas que nunca forçaria sua filha a um casamento sem amor. Wurm informa a Miller que Carlo é na realidade Rodolfo, o filho do Conde Walter. Os piores temores de Miller são confirmados, ele está convencido de que Rodolfo quer desonrar e depois abandonar sua filha.

Cena II: No castelo do conde, Wurm informa a Walter que Rodolfo está apaixonado por uma plebéia. Walter fica contrariado, pois quer casar o filho com a linda duquesa Federica. O conde chama Rodolfo para comunicar-lhe que a duquesa havia concordado em casar-se com ele. Transtornado, Rodolfo tenta falar com o pai sobre Luisa, mas é interrompido pela chegada da duquesa. Sozinho com a duquesa, Rodolfo confessa que seu coração já pertence a outra. Federica, que ama Rodolfo desde criança, sai ferida e confusa.

Cena III: Na casa de Miller, Luisa espera que “Carlo” retorne de sua caçada. Miller entra e revela a Luisa a verdadeira identidade de Carlo, denuncia suas intenções e jura vingança, porém Rodolfo aparece e pede a mão de Luisa em casamento. Rodolfo sabe que seu pai será contra o casamento, mas felizmente ele conhece um terrível segredo que os protegerá da ira do conde.

O Conde Walter entra na casa a fim de impedir o casamento do filho com uma vulgar caçadora de ouro. Rodolfo desembainha sua espada, pronto para lutar com o próprio pai, em defesa da honra de Luisa. O conde ordena que todos sejam presos. As súplicas de Luisa por compreensão caem em ouvidos moucos e somente quando Rodolfo ameaça revelar o segredo é que o conde a libera.

Segundo ato, Cena I: Na casa de Miller, Luisa fica sabendo que seu pai está preso por haver insultado o conde. Wurm chega para contar à Luisa que vão matar seu pai. A única forma de salvá-lo é escrever uma carta ao conde confessando que ela só queria Rodolfo por seu dinheiro e por seu título e jurando realmente estar apaixonada por Wurm. Wurm dita a carta a Luisa, que a duras penas escreve as deslavadas mentiras. Quando termina, Wurm faz Luisa jurar que jamais revelará a verdade.

Cena II: Wurm entrega a carta de Luisa ao Conde Walter. O conde conta a Wurm que Rodolfo ameaçou revelar como eles conseguiram chegar ao poder. Anos atrás, Walter e Wurm mataram o primo de Walter, o legítimo conde. Walter tomou o trono e declarou que a morte de seu primo havia sido obra de assassinos. Ele não imaginava que seu filho soubesse a verdade sobre o caso.

Federica entra desapontada e sem saber o que fazer. O conde assegura-lhe que Luisa é somente uma caçadora de ouro e que Rodolfo rapidamente a esquecerá. Para provar sua afirmação apresenta Federica à própria Luisa, que em situação desconfortável nega que algum dia tenha amado Rodolfo.

Cena III: Em outro lugar do castelo, a carta de Luisa chega às mãos de Rodolfo. A traição de Luisa o deixa desapontado, depois em desespero e finalmente encolerizado. Procura Wurm e o desafia para um duelo. Wurm pede auxílio e depois foge. O Conde Walter chega e, fingindo preocupação pelo filho promete deixá-lo casar com Luisa, mas Rodolfo se recusa. Walter convence o filho a vingar-se da traidora Luisa casando-se com Federica.

Terceiro ato: Na casa de Miller. A igreja da aldeia está preparada para o casamento de Rodolfo e Federica. Miller, libertado da prisão, volta para casa e agradece a Luisa por seu sacrifício. Luisa responde que perdeu seu amor na terra, mas irá adorar Rodolfo no céu. De fato, ela escreveu uma carta a Rodolfo persuadindo-o a juntarem-se em um duplo suicídio. Miller implora a filha para não deixá-lo sozinho; Luisa cheia de compaixão pelo pai, rasga a carta. Os dois fantasiam sobre abandonar suas vidas atuais e tornarem-se mendigos ambulantes.

Miller vai para a cama e Luisa ajoelha-se para rezar. Sem ser visto por Luisa, Rodolfo aparece na porta e coloca veneno em um copo de vinho que está sobre a mesa. Quando Luisa percebe sua presença ele passa a ignominiosa carta em sua face e indaga se foi ela quem a escreveu. Sentindo-se culpada, ela admite. Rodolfo cambaleia de volta em direção à mesa e toma um gole do vinho envenenado. Com uma estranha luz nos olhos, pergunta-lhe se acredita que o vinho está azedo. Luisa toma o vinho. Rodolfo, em atitude triunfante, diz que o vinho está envenenado. Sabendo que esta para morrer, Luisa finalmente jura seu amor por Rodolfo e conta a verdade sobre a carta. Um grupo de aldeões aparece subitamente junto com Walter e Wurm. Luisa morre e Rodolfo, com a força que lhe resta, só tem o tempo necessário para matar Wurm antes de seguir sua amada ao túmulo.

Jacques

Baseada num texto do Metropolitan Opera International Radio Broadcast Information Service

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Dio santo!!!!! Isso sim é que é tragédia! A verdadeira novela das oito, todo mundo trai todo mundo, todo mundo mente para todo mundo... A única coisa boa que esse esquizofrênico do Rodolfo fez foi matar o maledeto do Wurm.

Mas... se é de Verdi, é boa!

Um abraço, Jacques.

01 abril, 2006 17:17  
Blogger Dalva M. Ferreira said.

Interessante ópera, Jacques. Muitas árias bonitas, lindos duetos. Deu para apreciar bem as diferentes vozes... a presença marcante do baixo... Não é uma ópera daquelas estrondosamente conhecidas, pelo visto, mas é bonita demais, música muito boa.

Eu queria estar em NEW YORK !

02 abril, 2006 19:14  
Anonymous Anônimo said.

Toronto, 11 de maio de 2007

Hoje estou indo ver essa ópera no "Canadian opera House". Estou super ansioso. O ópera house foi inaugurado ano passado, uma verdadeira obra de arte arquitetônica para as artes. Nunca havia ouvido falar desta ópera de Verdi, mas se é Verde, como disse a Dalva, deve ser boa. Colocarei amanhã, a minha opinião aqui.

11 maio, 2007 16:20  
Blogger Asparagus the Firefrorefiddle, the Fiend of the Fell said.

Por favor!
Será sempre um prazer ouvir as suas (e a dos demais) opiniões. Eu mesmo, quando viajo, estou sempre atento às récitas, mesmo as menos conhecidas. As surpresas são muitas (e boas).
Apareça sempre!

Jacques

11 maio, 2007 16:28  
Anonymous Anônimo said.

Como prometido estou colocando meus simples comentários sobre a Ópera.

Eu Adorei.

Foi muito bonito mesmo e eu até reconheci algumas árias. A abertura com a orquestra é mesmo fantástica. Como violinista, fiquei mesmo de olho e ouvido na secção das cordas. A música é bela em todas a cenas e atos até o fim com a dramática morte de Luisa e Rodolfo.

e quanto ao teatro, é mesmo maravilhoso. Vale conhecer.

Essa obra de Verdi ultrapassou minhas expectativas. Vale ser adquirida em cd ou DVD para completar qualquer coleção.

Abraços a todos

13 maio, 2007 02:43  

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