terça-feira, julho 04, 2006

Il Barbiere di Siviglia - Rossini


No próximo domingo, como sempre, às 15:00hs., a Radio Cultura FM de São Paulo, irradiará a ópera O Barbeiro de Sevilha de Gioacchino Rossini. Nada como uma ópera leve, com um enredo simples e divertido, uma música descontraída e de fácil compreensão para alegrar um domingo que estaria reservado para uma bela final de Copa do Mundo com o nosso time (e que não aconteceu).

O anúncio:

TEATRO DE ÓPERA - O mundo da lírica em obras completas ROSSINI - O Barbeiro de Sevilha. Solistas: Roberta Peters, Robert Merrill, Cesare Valletti, Giorgio Tozzi, Fernando Corena. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera. Reg.: Erich Leinsdorf.

Apresentação: maestro Walter Lourenção.

Ópera em dois atos

Música de Gioacchino Rossini
Texto em italiano de Cesare Sterbini, baseado na Le Barbier de Séville de Beaumarchais

Première Mundial: Roma, Teatro Argentina, 2 de fevereiro de 1816

Personagens:

Rosina (mezzo-soprano) - Jovem e bonita, Rosina está presa na casa de Dr. Bartolo, seu guardião que deseja se casar com ela pela sua fortuna.

Conde Almaviva (tenor) - Um jovem rico e elegante que está enamorado de Rosina. Almaviva se aproxima de Rosina disfarçado, como se fosse um pobre estudante, para estar seguro de que ela o ama por ele mesmo e não por seu título ou fortuna.

Fígaro (barítono) - O barbeiro da cidade que sempre dá um jeito de participar de todos os planos e intrigas. Fígaro ajuda Almaviva a elaborar uma intriga para afastar Rosina do Dr. Bartolo.

Dr. Bartolo (baixo) - O guardião de Rosina, um médico charlatão, idoso, ciumento e avarento, que tem a esperança de fazer uma fortuna forçando sua jovem pupila a casar-se com ele. Sabendo que Rosina o odeia, Bartolo a mantém prisioneira em casa.

Don Basílio (baixo) - O professor de canto de Rosina e cúmplice de Bartolo.

Fiorello ( barítono) - O músico pago pelo Conde Almaviva para fazer serenata à graciosa Rosina.

Sargento (tenor) - Um policial.

Ambrogio (tenor) - O serviçal de Bartolo.

Berta (soprano) - A serviçal de Bartolo

Sinopse:

Primeiro ato: Nas primeiras horas da manhã, antes do amanhecer, o Conde Almaviva faz uma serenata na janela de uma bonita jovem. Ele não sabe seu nome, mas espera que ela o tenha notado. Quando não há resposta começa a desesperar-se. Subitamente ouve um homem cantando sozinho e daí a pouco encontra Fígaro, o barbeiro da cidade. Fígaro fica surpreso ao ver o Conde tão cedo e tão longe de casa. Almaviva conta a Fígaro que está na cidade para pedir a mão de uma bonita jovem que vive nesta casa com o pai, um médico. Fígaro sorri.

Fígaro diz a Almaviva que pode ajudá-lo nesta empreitada, uma vez que ele, Figaro, é barbeiro, jardineiro, cirurgião, peruqueiro e muitas coisas mais nesta casa. Também diz a Almaviva que o homem que ele acredita ser o pai da moça, na verdade é seu guardião. Neste momento, Don Bartolo chega à janela e os dois conseguem ouvi-lo dizer que vai sair e que caso Don Basilio chegue é para fazê-lo esperar. Don Bartolo deseja se casar, o mais breve possível, com a jovem, cujo nome é Rosina. Fígaro conta a Almaviva que Basilio é um vulgar casamenteiro, mas também é professor de música de Rosina. Imediatamente, Almaviva faz um acordo com Fígaro para que este o introduza na casa de Rosina. Fígaro diz a Almaviva que o encontre em sua barbearia para apanhar um disfarce.

Enquanto isso, Rosina está em seu quarto no andar superior. Ela está ciente da presença do elegante jovem em sua janela e está determinada a impedir qualquer plano que Dr. Bartolo tenha a seu respeito. Ela também está decidida a mandar uma mensagem ao jovem elegante, o qual conhece apenas como Lindoro. Ela viu que Fígaro também estava lá fora e se existe alguém que pode ajudá-la é ele, Fígaro.

No andar inferior, Bartolo e Basilio estão planejando. De alguma forma se inteiraram que Almaviva andava pelos arredores e que também pretendia tomar Rosina como sua esposa. Eles deviam encontrar uma forma de eliminá-lo. Talvez isto acontecesse se um terrível boato sobre Almaviva fosse espalhado pela cidade. Bartolo não concorda, pois isso tomaria muito tempo. O que devem fazer é elaborar um contrato de casamento e tê-lo assinado nesse mesmo dia. Entretanto, nenhum dos dois havia se dado conta de que Fígaro encontrava-se do lado de fora ouvindo toda a conversa. Nesse instante Fígaro sabe o que ele deve fazer.

Fígaro se infiltra no quarto de Rosina e lhe diz que Bartolo planeja se casar com ela. Ela ri e diz que ele deve estar louco. Então pergunta a Fígaro quem era o homem bem apessoado que havia visto com ele nesta manhã. Fígaro explica a Rosina que era seu primo Lindoro, um pobre estudante que está apaixonado por ela. Isto a comove e ela fica ansiosa para conhecé-lo. Fígaro lhe diz que se mandar um bilhete, ele virá vê-la. Ela escreve e Fígaro sai com o bilhete.

Alguns segundos depois que Fígaro sai, Bartolo entra abruptamente no quarto e pergunta a Rosina o que Fígaro estava fazendo ali. Ela lhe diz que eles tiveram uma conversa trivial e Bartolo ridiculariza o fato. Ele sabe que ela está tramando algo - como Rosina se atreve a fazer de tolo um grande e importante médico! Bartolo observa que há menos papel e conclui que ela escreveu um bilhete. Então jura mantê-la em prisão domiciliar.

Neste momento, um policial bate na porta e entra. O policial é na realidade Almaviva disfarçado. Ele começa a deixar Bartolo louco, primeiro pronunciando incorretamente seu nome e depois procurando desajeitadamente pela autorização de busca. Bartolo quer botá-lo para fora da casa, mas Almaviva deseja ver Rosina e fala evasivamente para ganhar tempo. Finalmente Rosina aparece e percebe qual é o plano. Bartolo tenta forçar Almaviva a sair forçosamente, mas este desafia Bartolo para uma luta. Bartolo vê que Almaviva está passando um bilhete para Rosina, o que lhe parece algo suspeito e exige ver a nota. Rosina rapidamente troca os pedaços de papéis e quando Bartolo pega a nota, o que ele vê é uma lista de lavanderia. Bartolo está desnorteado, seguro de que algo está mal, porém não pode provar, enquanto Rosina e Almaviva se divertem nas suas costas. Sucede-se uma turbulenta argumentação e Rosina começa a chorar reclamando que sua vida é uma prisão. Almaviva saca um revólver e ordena que Bartolo saia de seu caminho e uma discussão calorosa se eleva. Abruptamente Fígaro aparece dizendo que os gritos podem ser ouvidos em toda a cidade. Ele tenta acalmá-los, mas Almaviva e Bartolo não podem parar de discutir.

Ouve-se uma forte batida na porta. Um policial verdadeiro entra, mas como todos tentam explicar ao mesmo tempo o que está acontecendo, nada faz sentido. Justamente quando Bartolo pensa que o policial vai prender Almaviva, o policial vai embora. Tudo volta ao caos.

Segundo ato: Bartolo murmura consigo mesmo, preocupado com o policial - ninguém parece saber quem é ele! Ele suspeita que o policial é um espião de Almaviva. Uma batida na porta interrompe seus pensamentos. Na porta está um jovem que parece vagamente familiar a Bartolo, mas este não consegue identificar. O jovem se apresenta como Don Alonso, um professor de música e estudante de Don Basilio. Don Alonso esclarece que Don Basilio está doente e não pode dar aula para Rosina, e que ele veio em seu lugar.

"Don Alonso" diz a Bartolo que Rosina está sendo enganada por alguém chamado Conde Almaviva e mostra a carta de Rosina como prova. Ele pede para falar a sós com Rosina para dar-lhe a notícia. Bartolo fica agitado e concorda porque acredita que este deve ser o terrível boato sobre Almaviva que Basilio planejava esparramar na cidade. "Don Alonso" busca Rosina que o reconhece como Lindoro disfarçado e os dois começam a lição de música, enquanto Bartolo cochila em sua cadeira. Rosina e seu professor namoricam durante a aula.

Ao final da aula, chega Fígaro. Um carrancudo Bartolo exige que lhe explique o que estava fazendo em sua casa. Fígaro responde que estava na hora de fazer sua barba. Bartolo, de má vontade, lhe entrega as chaves para abrir o armário e pegar uma navalha e uma toalha. Secretamente, Fígaro retira uma chave importante do molho de chaves.

Inesperadamente Don Basilio entra. Todos ficam chocados - mas por diferentes razões. Pensando rapidamente, Fígaro e Almaviva convencem Don Basilio de que ele está gravemente doente, com escarlatina, e que deve retornar para a cama imediatamente. Confuso ele sai.

Fígaro começa a fazer a barba de Bartolo e Almaviva e Rosina fingem que continuam a aula de música. Almaviva diz a Rosina que Fígaro tem a chave de sua janela e que eles dois estarão ali, a meia noite para ajudá-la a escapar. Explica que para reforçar o seu disfarce ele havia entregado a carta a Don Bartolo a fim de enganá-lo. Bartolo ouve parte desta conversa e ataca furiosamente, rugindo que ele sabe tudo sobre eles, persegue e empurra Fígaro e Almaviva para fora da casa. A seguir, Bartolo procura Don Basilio e confirma que Don Alonso é um impostor. Os dois deduzem que Don Alonso é Almaviva e começam a fazer os arranjos necessários para que Bartolo possa casar-se rapidamente com Rosina. Basilio sai para trazer um juiz e Bartolo planeja impedir qualquer plano que Fígaro e Almaviva possam ter para seqüestrar Rosina.

Bartolo engana Rosina dizendo que Lindoro tem estado brincando com seus sentimentos. Ele mostra a carta que ela havia mandado a Lindoro ( que na realidade é Almaviva, mas Rosina não sabe). Bartolo lhe diz que Lindoro somente quer raptá-la para levá-la a Almaviva. Sentindo-se traída, Rosina jura vingar-se e declara que se casará rapidamente com Bartolo, antes da meia noite. Ele a orienta para se trancar no quarto.

É uma noite escura e tormentosa, mas Fígaro e Almaviva dão um jeito de chegar à janela de Rosina com uma escada. Os dois sobem à escada e pulam para dentro do quarto. Rosina entra, os vê e, furiosa deseja mandá-los embora. Almaviva se identifica e diz que Lindoro não existe. Felizes, eles caem nos braços um do outro. Enquanto planejam escapar, descobrem que a escada havia desaparecido. Basilio, que está do lado de fora, havia levado a escada.

O juiz aparece e se dirige a Fígaro, que lhe pergunta se está pronto para realizar o casamento do Conde Almaviva com Rosina. Chocado, Basilio se vê forçado a ser testemunha do casamento, o qual que se realiza sem demora. Bartolo voltando com um policial, aos gritos ordena que Fígaro e Almaviva sejam presos. Quando Almaviva se identifica, Bartolo se dá por vencido. Fígaro diz que adora um final feliz; todos os planos se realizaram com êxito. Fígaro, o Conde e Rosina celebram a boa sorte.

Jacques

Baseado num texto do Metropolitan Opera International Radio Broadcast Information Service

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