Don Giovanni - Sinopse
Foto: Henry Mundt
O Comendador, Il Comendatori, (baixo)
Donna Anna, sua filha (soprano)
Don Ottavio, seu noivo (tenor)
Don Giovanni, jovem nobre (barítono)
Leporello, seu criado (baixo)
Donna Elvira, uma dama de Burgos (soprano)
Zerlina, campesina (soprano)
Masetto, seu noivo (baritono)
Sinopse:
PRIMEIRO ATO:
A estória começa nas ruas da Sevilha, Espanha, do século XVIII. Leporello, um criado, espera do lado de fora da casa do velho Commendatore enquanto seu patrão, Don Giovanni, está no interior. Como sempre, Don Giovanni está tentando seduzir uma mulher: Donna Anna, a encantadora filha do Commendatore. Leporello odeia o trabalho que faz; as horas são longas e estressantes e ele está cansado de encobrir a reputação de Don Giovanni, um cruel conquistador de mulheres. Leporello está determinado a demitir-se e viver sua vida como um senhor.
De repente, Donna Anna sai correndo de casa, perseguida pelo apaixonado Don Giovanni, que está disfarçado. Ela grita e corre, acordando seu velho pai, o Commendatore. O Commendatore duela e ataca Don Giovanni, que por sua vez mata o velho. Don Giovanni e Leporello fogem da cena do crime.
Donna Anna retorna com seu noivo, Don Ottavio. Ela descobre o corpo de seu pai, mas não sabe quem o matou. Ottavio jura que vai encontrar o responsável.
Mais tarde, Leporello diz a Don Giovanni que ele já teve o suficiente e que está deixando seu trabalho, mas Don Giovanni se nega a deixá-lo ir. Donna Elvira logo entra na praça da cidade, magoada e desesperada para encontrar o homem que a seduziu e abandonou. O culpado, é claro, é Don Giovanni. À princípio, ele não reconhece Elvira, vendo-a apenas como uma adorável donzela em perigo. Empolgado ao pensar em cortejá-la, Don Giovanni se aproxima para oferecer assistência à Elvira. Ela o reconhece e acusa-o de enganá-la com falsas promessas de casamento. Ele foge, deixando Leporello para dar explicações. Leporello informa a Elvira que ela é apenas uma das milhares de mulheres que Don Giovanni seduziu e prossegue lendo a longa lista das conquistas do nobre, Europa e Oriente Médio afora. Elvira jura vingar-se.
Voltando para casa, Don Giovanni conhece uma bela campesina, Zerlina, e seu futuro marido, Masetto. Don Giovanni os convida a celebrar o seu casamento em seu castelo e instrui Leporello a distrair Masetto, enquanto ele tenta convencer Zerlina a casar-se com ele, ao invés de Masetto.
E aparece Elvira, neste exato momento, criando uma situação extremamente embaraçosa para Don Giovanni. Ela adverte Zerlina sobre a verdadeira natureza de Don Giovanni. Elvira e Zerlina saem de cena por um momento e entram Donna Anna e Don Ottavio. Anna, ainda sem saber que Don Giovanni atacou e matou o seu pai, pede-lhe que a ajude a encontrar o assassino de seu pai. Contudo, Donna Elvira volta e tenta convencer Donna Anna a não confiar em Don Giovanni. Irritado e frustrado, Don Giovanni leva Donna Elvira embora. Donna Anna agora se dá conta de quem é o assassino. Ela pede a Don Ottavio para vingar a morte de seu pai; ele concorda.
Pensando não ter com o quê se preocupar, Don Giovanni decide dar uma festa no seu castelo e convidar toda sua recentes companhias. Entre os convidados, três estão usando máscaras — Donna Elvira, Donna Anna e Don Ottavio. Enquanto todos dançam e se divertem na festa, Don Giovanni anda às voltas com Zerlina, decidido a seduzí-la. Ela escapa e alerta o trio disfarçado que retiram suas máscaras no exato momento em que Don Giovanni entra no aposento. Ele dá-se conta de que foi flagrado e foge.
SEGUNDO ATO:
De volta às ruas de Sevilha, Don Giovanni planeja outra travessura. Ele pede a Leporello que distraia Donna Elvira para que ele possa conseguir seduzir a criada dela. Giovanni troca de roupa com Leporello e começar a admoestar a criada de Elvira. Ele é interrompido por Masetto e um grupo de campesinos que estão buscando Don Giovanni. Confundindo Giovanni por Leporello, os campesinos continuam sua busca, mas o sedutor convence Masetto a ficar para trás. Tão logo ficam a sós, Don Giovanni ataca e fere Masetto. Don Giovanni sai e Zerlina aparece para encontrar Masetto e cuidar de seus ferimentos.
Mais tarde, Leporello e Don Giovanni encontram-se no cemitério onde estão se escondendo. O disfarçado Leporello também escapou por milagre: ele deixou o pátio de Donna Anna onde ela, Don Ottavio, Zerlina e Masetto, pensando que ele era Don Giovanni, estavam prontos para se vingar. Ele revela sua identidade mas achou melhor sair de perto deles.
Don Giovanni e Leporello riem de sua fuga. Os dois deixam de se vangloriar quando escutam a assustadora voz do Commendatore por perto, dizendo ao Don Giovanni que sua risada vai ser silenciada antes que o dia acabe. A voz vem da estátua — agora vivente — que marca a sepultura do Commendatore. Sem acreditar no que ouve e vê, Don Giovanni pede a Leporello que convide a estátua para jantar com ele naquela noite. A estátua aceita o convite.
Naquela noite, enquanto o jantar é servido, escutam-se os pesados passos da estátua aproximando-se. Don Giovanni deixa a estátua entrar, mas ela nega-se a comer. A estátua propõe que Don Giovanni junte-se a ela em sua mesa e os dois apertam as mãos. A estátua exige que Don Giovanni se arrependa ou seja amaldiçoado. Giovanni audaciosamente recusa. A estátua arrasta-o às chamas do inferno.
No dia seguinte, as vítimas de Don Giovanni tentam reconstruir suas vidas cantando o moral da estória: "Tal é o fim de um malfeitor: a morte é a recompensa justa para uma vida esbanjada."
A simples leitura dessa sinopse leva-nos a imaginar como Mozart, e Da Ponte, conseguem, num espaço relativamente curto a desenvolver toda a trama. Mozart consegue, com a música, saltar de uma situação a outra, sem que o espectador se confunda. Todos sabem do caráter duvidoso de Don Giovanni mas, ao longo da trama, vamos tomando consciência do quanto pode ser envolvente um homem de poucos escrúpulos. É certo que, ao longo de todas as situações dúbias em que Don Giovanni se coloca, este tem uma postura a um tempo galante e altiva. É aí que entra Leporello, espécie de consciência de seu amo e senhor.
Mas, há sempre um mas nessas estórias, os personagens femininos, principalmente Donna Anna e Donna Elvira, são estereótipos de uma época, a um tempo crédulas e submissas (assim é que elas querem que pensemos...). Como sempre, não há inocentes nessas estórias, para que haja Don Giovanni há que haver Donna Anna e Donna Elvira. Há ainda Zerlina, personagem que encarna a doce inocência e sobre a qual Don Giovanni lança seus tentáculos. Inicialmente esta cai na sua conversa, nem de longe indiferente às intenções de Don Giovanni, mas, posteriormente, é Zerlina quem o desmascara.
São tantos os aspectos dessa bem urdida trama que teremos que esperar até amanhã para continuarmos. Não quero adiantar nada, mas, aguardem, teremos uma surpresa, provávelmente para amanhã, uma agradável surpresa...
Jacques
Baseado em textos do Metropolitan International Radio Broadcast Information Center e do livro Kobbe - O livro completo das óperas.
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Aguardarei... que mais podemos nós, os rasteiros mortais, fazer? rsrs
Grazzie!
Parabéns pelo blog!
Gostei muito!
Vou ser um visitante assíduo!
abraços!
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