terça-feira, outubro 04, 2005

Orientalismo na música de Turandot


Orientalismo é o termo utilizado para descrever a fascinação ocidental com as “exóticas” culturas do hemisfério oriental. Houveram diferentes períodos de Orientalismo no mundo ocidental — da moda turca à loucura por tudo o que é japonês ou árabe. Vários trabalhos artísticos, incluindo óperas como Die Entführung aus dem Serail e Madama Butterfly, reforçaram a idéia ocidental do perigo e sensualidade do desconhecido oriente.

Turandot é produto do Orientalismo do início do século XX. Eventos como a Rebelião dos Boxeadores, em 1900, quando milhares de rebeldes chineses assassinaram estrangeiros e missionários, levaram muitos europeus a considerar a China como um lugar bárbaro. Na época em que Turandot foi escrita, a constante efervescência política chinesa, sua luta para tornar-se uma nação moderna e sua eterna e instável relação com as forças européias, capturaram a atenção mundial. Turandot reflete o interesse ocidental na cultura e história chinesas.

Com a finalidade de criar uma atmosfera chinesa realística, Puccini leu muitos livros sobre a cultura e cerimônias chinesas. Ele também buscou imitar a verdadeira música chinesa. Suas duas fontes para a música chinesa foram uma caixa de música de um amigo e o livrete Chinese Music, de J.A. van Aalst, publicado em Xangai, em 1884.

O compositor utilizou pelo menos oito melodias chinesas autênticas em Turandot. No resto da ópera, Puccini fez uso da escala pentatônica (a escala escutada ao tocar somente as notas negras do piano) para criar um som oriental — uma prática utilizada por compositores como Bartók, Debussy e Vaughan Williams numa tentativa de evocar o oriente. Puccini também criou harmonias que soavam orientais justaposicionando acordes maiores e menores, criando uma atmosfera assustadora que, segundo muitos musicólogos, representa o barbarismo.

Em Turandot, Puccini certamente utilizou-se de técnicas de composição mais avançadas e, nesse sentido, a ópera merece ser chamada de obra prima. Apesar de nunca haver sido terminado, Turandot é seu trabalho mais complexo e mais completo.



Jacques
Baseado em pesquisas no site do "The Metropolitan Opera International Broadcast Information Service"


:

Postar um comentário

<< Home