terça-feira, setembro 20, 2005

Opera background - Verdi, os censores, e Un Ballo in Maschera


Esta semana, na Radio Cultura FM de São Paulo, teremos o prazer de ouvir "Un Ballo in Maschera" de Verdi.

TEATRO DE ÓPERA - O mundo da lírica em obras completas VERDI - Un Ballo in Maschera. Solistas: Leontyne Price, Carlo Bergonzi, Shirley Verrett, Robert Merrill, Reri Grist e Ezio Flagello. Coro e Orquestra da Ópera Italiana da RCA. Reg.: Erich Leinsdorf.

Quem pensou que a politiqueira era "coisa nossa" deve ler o artigo abaixo, baseado num artigo do site da "Metropolitan Opera International Radio Broadcast"


Verdi, os censores, e Un Ballo in Maschera

As óperas de Verdi não são meramente obras primas musicais; elas, com freqüência, incluem uma mensagem política. Durante o desenrolar de sua carreira, Verdi teve problemas com os censores do governo que não gostavam das mensagens de suas óperas.

Nabuco, uma das primeiras óperas de Verdi, estreou em 1842 no La Scala de Milão. A história fala sobre judeus escravizados na Babilônia e era particularmente significativo para o povo italiano. Naquela época, a Itália não era a nação soberana que é hoje; era dividida em cidades-estados que eram controladas por forças estrangeiras. Os austríacos controlavam o norte da Itália, os Bourbons governavam em Nápoles e o Papa detinha o poder em Roma e nos Estados Papais. O sentimento patriótico era grande e o movimento Risorgimento adotou Verdi como defensor (risorgimento significa, literalmente, ressurgimento, renascimento). No famoso coro "Va, pensiero", os escravos hebreus refletem com pesar sobre sua amada terra natal; era a expressão perfeita de nacionalismo e ainda é tocado em ocasiões nacionais até hoje.

Em 1854, Verdi se aliou aos monarquistas, acreditando que a melhor esperança para uma Itália unida estava em Vittorio Emmanuele, Rei do Piemonte e herdeiro da Casa de Savoy.

Hoje em dia, um compositor assina um contrato com uma editora que publica a música, a distribui e é responsável pelos pagamentos de royalties. Na época de Verdi, era bem diferente. Naquele tempo, um compositor era contratado por uma casa de ópera em particular e seu impresario (empresário) escrevia uma ópera especifica e exclusivamente para eles. Em 1856, Verdi foi contratado para escrever "uma grand opera não específica, com pelo menos 3 atos, a ser apresentada em janeiro de 1858" para o Teatro San Carlo em Nápoles. Enamorado pelas obras do escritor inglês William Shakespeare, Verdi planejou uma ópera baseada em Rei Lear.

Verdi, como outros compositores de ópera, faziam freqüentemente, escrevia para um cantor específico. Para o seu projeto de Rei Lear, ele queria que a famosa soprano Maria Piccolomini cantasse, mas o Teatro San Carlo não pode contratá-la. Verdi foi forçado a abandonar estes planos e encontrar outro assunto. Ele decidiu-se, então, pelo libreto de Eugene Scribe Gustave III e trabalhou com o libretista Antonio Somma para editar a ópera de Scribe, em cinco atos, para uma obra em três atos.

Os Bourbons ainda controlavam Nápoles, mas viviam com medo de uma revolta. O sentimento patriótico ainda era grande e os nacionalistas estavam rabiscando "Viva VERDI" em todos os lugares -sendo que "VERDI" significava o próprio compositor ligado ao movimento nacionalista, mas o nome também era um acrônimo para "Vittorio Emmanuele Re D'Italia". Houve um atentado contra a vida de Napoleão III em Paris, em janeiro de 1858. Os Bourbons tinham medo que uma ópera apresentando o assassinato de um governante pudesse inflamar as tensões e, portanto, rejeitaram o libreto que Verdi propusera.

Verdi e Somma esperavam que o governo local ficasse insatisfeito, portanto, já haviam feito algumas alterações: o local foi alterado da Suécia para a cidade polonesa de Stettin; o título transformou-se em La Vendetta in Domino (Revolta Disfarçada) e a ação era, agora, passada no século XVII. Entretanto, os censores tinham demandas mais rigorosas, especificamente:

1) mudar o papel masculino principal, transformando-o em um homem comum, sem nenhuma indicação de realeza ou aristocracia
2) transformar a esposa em irmã
3) suavizar a cena de Ulrica, mudando-a para uma época anterior, quando as pessoas acreditavam em bruxas
4) eliminar o baile de máscaras
5) o assassinato deveria ocorrer fora do palco
6) cortar a cena onde tiram a sorte para ver quem seria o assassino

Verdi e Somma ficaram indignados - fazer todas essas alterações destruiria completamente seu drama! Um dos empresários do Teatro San Carlo, Luigi Alberti, processou Verdi por quebra de contrato. Ele produziu um novo libreto para Verdi usar, uma versão extremamente alterada (porém aceitável) da história de Gustav. Verdi contra-processou-o, alegando que Alberti induziu-o ao erro em relação às exigências do censor e que o libreto proposto não se adaptava à música que ele já havia feito.

O processo escandaloso foi levado à corte, resultando na rescisão do contrato de Verdi ficando acordado que ele reapresentaria uma de suas óperas para Nápoles no ano seguinte. Ele levou sua ópera de Gustav para Roma, onde o censor papal pediu, somente, algumas pequenas mudanças. Verdi alterou o cenário para a Boston do século XVII e Un Ballo in Maschera estreou no Teatro Apollo de Roma em 17 de fevereiro de 1859.

A Itália, finalmente, tornou-se uma nação unificada entre 1859 e 1860. Os Austríacos e os Bourbons foram colocados para fora e os estados juraram fidelidade à Vittorio Emmanuele II. Com o estímulo do novo Primeiro Ministro Camillo Cavour, Verdi concorreu e foi eleito para o primeiro Parlamento em fevereiro de 1861. Ele compareceu diligentemente a todas as sessões, votando com Cavour, mas também aconselhando sobre os subsídios reais para o teatro. Após a morte de Cavour, em junho de 1861, Verdi aposentou-se do Parlamento e retornou para sua fazenda em Sant'Agata, voltando a compor.

Jacques

:

Anonymous Anônimo said.

não tenho conseguido ouvir nada em rádios. beijos, pedrita

20 setembro, 2005 22:02  
Blogger Asparagus the Firefrorefiddle, the Fiend of the Fell said.

Pois acesse a programção da Radio Cultura FM de São Paulo pelo site da http://www.tvcultura.com.br, Radio Cultura FM, Ao VIVO.

Jacques

20 setembro, 2005 23:32  

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