sábado, outubro 08, 2005

Turandot - Do ingresso à ovação

O ingresso


Giovanna Casolla as Turandot


"Povo de Pequim!
A lei é esta: Turandot a Pura
Esposa será de quem,
de sangue real,
Decifrar os três enigmas
que ela proporá.
Mas quem enfrenta a prova
E vencido fique
Entregará ao machado a soberba
cabeça!"
Primeira fala da ópera Turandot

Talvez a maior e mais espetacular apresentação da ópera Turandot tenha sido apresentada na cidade de Beijing, China, entre os dias 5 e 13 de Setembro de 1998.

O maestro Zubin Mehta e o mais famoso diretor de cinema chinês, Zhang Yimou, se uniram para apresentar o que foi, até a presente data, a maior e mais elaborada apresentação da ópera Turandot de Puccini.

A cenografia, o cenário e os figurinos da apresentação, foram recriados a partir de figurinos originais da época, levando-se em conta os antigos trajes, materiais e tradições da China Imperial. O elenco é de primeira linha, assim como a orquestra e o coro. Foram usados mais de 200 soldados do Exército Chinês para recriar a Guarda Imperial. O local da apresentação, a Cidade Proibida de Beijing, fez fundo ao magistral cenário criado para a ocasião.

Uma viagem fantástica a esse mundo recriado para servir de fundo ao mais exigente espectador pode ser conferido no site Turandot-on-Original-Site.

Aos que forem mordidos pela mosquinha do desejo de terem uma cópia do DVD, por favor, confiram o site da Amazon, Puccini - Turandot at the Forbidden City of Beijing / Mehta, Casolla, Larin, Frittoli, Maggio Musicale Fiorentino.

A bem da verdade, é bom consultar também outros sites de vendas internacionais pois a Amazon não tem o DVD em estoque, ao menos na presente data.

Certamente outras apresentações se seguiram e outras ainda estão por vir mas, o trabalho realizado nesta apresentação, do mais simples artesão, passando por todo o elenco e orquestra, até chegar à competência de seus idealizadores, dificilmente poderá ser rivalizada com esta espetacular montagem. Alguns poderão argüir que a ênfase dada ao "espetáculo" é muito maior do que a dada à ópera. A meu ver, no entanto, para quem foi ao espetáculo, deve ter sido muito emocionante estar presente, mas, certamente não teve uma "acústica" de teatro, a apresentação foi ao ar livre. A nós, que vemos o resultado de uma gravação, não nos desapontamos. Nem em sonhos poderíamos imaginar tantas qualidades e tantos recursos num evento tão bem cuidado.

Minha avaliação, cinco estrelas, brilhantes!

Jacques

:

Postar um comentário

<< Home