Um adendo sobre a "Os Pescadores de Pérolas" (artigo de 29/04/2005)
Em atenção ao comentário da minha amiga mariah1979 , no artigo que ontem escrevi, e relendo o que foi escrito, talvez fosse prudente me estender um pouco mais sobre o assunto.
Ontem escrevi:
"A ópera, no entanto, pecava por não se encaixar dentro dos rígidos padrões dos parisienses. Não era uma grand-opéra e muito menos uma opéra-comique. Pecado mortal!"
Talvez eu não tenha sido feliz na colocação. Uma coisa era a opinião rígida do público operático da época e outra é a opinião que temos hoje da obra de Bizet.
Sem dúvida "Les Pêcheurs des Perles" é uma belíssima ópera. Se fez menos sucesso do que "Carmen" deve-se creditar isto, menos às qualidades desta e, mais ao fato de se tratar de uma ópera feita por um jovem de 24 anos, que, compreensivelmente, amadureceu e que tem o seu nome entre os grandes compositores daquela época.
Esse fenômeno se repete com a maioria dos compositores, as primeiras obras carecem do amadurecimento mas, são largamente compensadas pela ousadia, que é característica da juventude.
De Bizet pode-se dizer, colheu um "fracasso" previsível, pois ousou enfrentar "a mais culta platéia do mundo", sem dúvida, o tempo encarregou-se de colocar sua obra no patamar merecido, o de uma das mais belas óperas do mundo.
Se falhas existem no libreto, não se deve responsabilizar Bizet. A consistência da música é inegável, Bizet é um grande compositor.
A bem da verdade, os libretos são, na maioria dos casos, o ponto falho de muitas óperas. É como nos filmes e no teatro de hoje, uma história de centenas de páginas tem que ser condensada em dois ou três atos, em duas horas mais ou menos. Impossível ser fiel à obra literária. São adaptações que requerem árduo trabalho e que raramente não desfiguram o texto original.
Aqui não foi bem o caso, afinal, ao que parece, o libreto foi escrito para a ópera, não era uma adaptação. Um de seus autores, Cormon, reconheceu que o libreto não fez justiça ao nível da música composta por Bizet. Ao menos ele foi humilde.
Se tiverem oportunidade de assistí-la não percam. Tenho certeza que não se arrependerão.
Jacques
:
Postar um comentário
<< Home