sexta-feira, agosto 26, 2005

Hérodiade - Massenet - O libretto


Montserrat Caballé e José Carreras, em ‘Hérodiade’ (1990)

Olá!

Para os que gostam de acompanhar a execução da obra com o libretto, aqui vai o link para a obra Hérodiade de Jules Massenet.

Massenet cria, nesta peça, um clima de muita dramaticidade e a música é uma experiência muito impactante, forte. Bem ao estilo da ópera clássica francesa, esta obra não dispensa os tradicionais ballets que foram a marca registrada de toda uma era operística. Como não conheço a gravação, não posso garantir que seja uma versão com os ballets incluídos, em algumas gravações estes são omitidos. Nas gravações ao vivo isso acontece com uma relativa freqüência, dado o elevado custo de criação e da execução dessas peças além do tempo que isso leva na execução total da obra. Lembrem-se que é necessário ensaiar, vestir e, por vêzes, criar cenários especiais, o que encarece sobremaneira as produções.

Também é preciso levar-se em conta que as platéias evoluiram e dispender mais do que três horas (possívelmente) em um teatro pode ser desgastante. Apenas para exemplificar, tenho uma gravação de uma ópera de Verdi, Don Carlos, em francês, com os ballets, cuja execução dura aproximadamente 3 horas e 10 minutos. Numa récita ao vivo, alcançaria fácilmente um tempo bem superior a 4 horas.

Ainda não ouvi a obra toda, apenas alguns trechos, as gravações desta ópera (aliás, desta e de muitas outras) são difíceis de ser encontradas, mesmo nas lojas mais especializadas.

Boa audição!

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Obrigada, adivinhou meu pensamento!

26 agosto, 2005 22:29  
Blogger Dalva M. Ferreira said.

O coral e a orquestra, como sempre, me encantaram. Quanta dramaticidade revelada pela música!

28 agosto, 2005 21:12  
Blogger Asparagus the Firefrorefiddle, the Fiend of the Fell said.

Concordo! A música é o ponto altodesta obra.

Jacques

28 agosto, 2005 23:59  
Anonymous Anônimo said.

não consegui ver. falei de uma ópera de erza pound no meu blog. beijos, pedrita

30 agosto, 2005 07:57  

Postar um comentário

<< Home