quarta-feira, agosto 24, 2005

MASSENET - Hérodiade


TEATRO DE ÓPERA - O mundo da lírica em obras completas
MASSENET - Hérodiade. Solistas: Cheryl Studer, Nadine Denize, Martine Olmeda, Ben Heppner, Thomas Hampson, Jose Van Dam. Coro e Orquestra do Capitole de Toulouse. Reg.: Michel Plasson.

Domingo às 15 horas, como de costume, a Radio Cultura FM de São Paulo levará ao ar a sua programação de ópera semanal. Nessa semana ouviremos Hérodiade de Jules Massenet.

Hérodiade

Compositor: Jules Massenet
Libretistas: Paul Milliet, 'Henri Grémont' (Georges Hartman) e Angelo Zanardini
Baseado em Hérodias, novela de Gustave Flaubert
Estréia: Théâtre de la Monnaie, Bruxelas, 19 de Dezambro de 1881

Personagens:

Jean (tenor)
Hérode (barítono)
Phanuel, o caldeu (baixo)
Vitellius, proconsul romano (barítono)
Un grand prêtre (Supremo Sacerdote) (segundo barítono)
Une voix (uma voz) (tenor)
Salomé (soprano)
Hérodiade (mezzo-soprano)
Une jeune babyloniènne (uma jovem babilônia) (soprano)
Coros

Sinopse:

Ato I

No exterior do palacio de Hérode (Herodes), uma disputa entre mercadores de diferentes seitas é quebrada por Phanuel. Phanuel encontra Salomé que veio a Jerusalem para encontrar a sua mãe; ao invés disso ela encontra e se enamora de Jean, o Batista. Phanuel e Salomé saem, Hérode, também enamorado por Salomé, entra. Sua mulher, Hérodiade, o segue, pedindo que Jean (João) seja punido por a haver insultado. Hérode sabe que Jean é popular e tenta a deter; enquanto eles discutem, Jean entra e novamente insulta Hérodiade; ela e Hérode escapam, Salomé entra. Ela se oferece a Jean, este a rejeita e a aconselha a procurar um amor mais espiritual.

Ato II

No palácio de Hérode, Phanuel tenta convencer Hérode a esquecer Salomé, à qual ele é obcecado. Os dois tramam uma revolução mas Phanuel discorda do plano de Hérode de matar Jean e outros homens santos; ele pondera que estes se tornarão mártires. Em frente às portas do palácio de Hérode, este está reunindo seu povo para uma revolução mas essa conclamação é interrompida pela chegada de Vitellius, o proconsul romano e seus soldados. Vitellius aplaca a multidão permitindo que o Supremo Sacerdote retorne ao Templo de Israel. Jean entra acompanhado de Salomé. Vitellius, alarmado pela sua popularidade, encarcera o profeta.

Ato III

Hérodiade vem à casa de Phanuel para procurar seu auxílio na vingança do rival de seu marido. Examinando as estrelas ele diz à rainha que apenas sua filha poderá a ajudar. Quando ele diz a ela que sua filha é Salomé, ela nega; Phanuel manda-a embora. No templo, Salomé declara novamente o seu amor a Jean e seu desejo de morrer com ele. Hérode planeja salvar Jean para fomentar a rebelião entre os judeus; ao entrar ele vê Salomé a quem declara seu amor. Ela o rejeita e ele trama a morte dela e de seu rival. O povo se entrega ao culto, enquanto isso os sacerdotes do templo apelam a Vitellius para condenar Jean por sua heresia; Vitellius passa a incumbência a Hérode pois Jean é um galileu. Hérode questiona Jean e está a ponto de salvá-lo pensando que o profeta seguirá seu plano de liberação, quando Salomé revela que o ama. Hérode, enraivecido, condena a ambos, eles são presos pelos guardas do templo.

Ato IV

Jean reza em sua cela, dizendo que não está com medo de morrer, mas é interrompido em seus pensamentos por Salomé. Ela entra e eles declaram o seu amor mútuo. Jean pede a Salomé que ela se salve mas esta está determinada a morrer com ele. No entanto, os guardas levam Jean para matá-lo e arrastam Salomé para o palácio onde Hérode e Vitellius presidem um tribunal. Salomé implora a Hérode e Hérodiade pela vida de Jean, no momento em que Hérode está disposto a aceder, o carrasco entra e mostra a sua espada manchada de sangue indicando que Jean já foi executado. Salomé saca uma adaga e tenta matar Hérodiade. Nesse instante a rainha lhe conta que é a sua mãe e, em desespero, Salomé se mata.

Jacques

:

Anonymous Anônimo said.

espero conseguir ouvir. adoro massenet e essa obra não conheço. beijos, pedrita

26 agosto, 2005 14:07  

Postar um comentário

<< Home