quinta-feira, agosto 11, 2005

E falando em ópera

Olá!

O mundo da Internet continua a nos surpreender. Por mais que estejamos acostumados a aprender coisas novas, todos os dias, vez por outra somos surpreendidos com sites que estão por aí, há muito tempo, e não nos damos conta disso.

Minha nova mania são os Podcasts. Entra dia, sai dia e eu continuo a pesquisar sobre o assunto. Como ópera é dos meus gêneros favoritos, tenho pesquisado sobre os Podcasts relacionados à ópera.

Quando encontro um que mereça ser partilhado, fico feliz.

Já há uns dias estou "assuntando" sobre a minha indicação de hoje. Demorei para indicar porque queria saber se a coisa ia em frente. Explico, seu autor, La Cieca, não faz parte das pessoas que eu imaginaria como indicação, como poderão constatar, não faz o meu gênero. É como eu o chamaria em inglês, "peculiar".

Mas, é no seu site que estamos interessados, portanto vamos à parte boa. La Cieca, em seu site parterre box presents La Cieca, apresenta uma série de informações e impressões pessoais sobre o mundo da ópera. Não discuto aqui a figura de La Cieca, repito, não é alguém com quem me relacionaria.

Além do blog acima, onde ele escreve o seu dia-a dia, ele tem um site onde ele apresenta uma série de gravações de ópera, fixando-se em gravações "não comerciais", ao vivo, de óperas famosas e fixa-se nos papéis femininos para fazer seus comentários. O link, está do lado direito do seu blog, mas, para facilitar eu o transcrevo aqui: parterre box presents Unnatural Acts of Opera.

No site, onde peguei a indicação, está escrito:

Description:

parterre box, the queer opera zine, presents extraordinary opera performances, one act at a time. Hosted by La Cieca, cultural doyenne at parterre box.

Minha opinião, difícil de traduzir e fácil de entender. Tão logo entrem no site, tudo fica bem claro, comecem a ouvir cada um dos atos das óperas, sugiro que comecem do primeiro post, o mais antigo, e aos poucos passem a escutar os mais novos, para manter a seqüência em que foram gravados, La Cieca faz uma breve introdução de poucos minutos e a partir daí segue-se um ato inteiro dessas gravações antigas. Cada uma dessas gravações nos mostra uma época que, mesmo que queiramos, não podemos voltar no tempo. São gravações de trinta a cinqüenta anos, sem a parafernália eletrônica de que dispomos hoje em dia, que valem a pena serem ouvidas, algumas poderiam até ser chamadas de piratas, como o próprio La Cieca as qualifica no seu prólogo, mas valem pelo seu conteúdo histórico.

Depois de ouvir muitas, quase todas, estou atrasado apenas na ópera mais recente, acho que é uma boa indicação. O estilo "irreverente" de La Cieca, que me assustou e me chocou inicialmente, assim que ouvi seu primeiro Podcast, mostra que é uma pessoa sensível, diferente e peculiar, apenas isso.

Entre as óperas já analisadas e constam do site estão Norma de Bellini, com Monserrat Caballé, gravação de 1974, o terceiro ato da Die Walkuere, de 1951, La Gioconda de Ponchielli, datada de 1971, Il picolo Marat de Mascagni, de 1962 e Manon de Massenet, também com Monserrat Caballé datada de 1967.

Para escutar, basta salvar o arquivo (mp3) em seu HD e usar um dos programas de áudio a que já nos referimos, Windows Media Player, RealPlayer, Winamp ou iTunes, por exemplo.

Jacques

:

Anonymous Anônimo said.

pela dificuldade de encontrar gravações e material de ópera, a internet tem ajudado muito. é possível conhecer algo feito no japão e vice-versa. mas tem sempre a questão do direito autoral e aí tudo complica. beijos, pedrita

12 agosto, 2005 17:12  
Blogger Dalva M. Ferreira said.

Excelente, Jacques. E adoro a Monserrat.

12 agosto, 2005 17:31  
Blogger La Cieca said.

Thank you for mentioning my podcast! Be sure to listen next week (beginning Monday) for the Gomes opera MARIA TUDOR, with Elaine Coelho.

"La Cieca"

13 agosto, 2005 21:43  
Blogger Dalva M. Ferreira said.

Viva!

14 agosto, 2005 00:23  

Postar um comentário

<< Home