E falando em ópera
O mundo da Internet continua a nos surpreender. Por mais que estejamos acostumados a aprender coisas novas, todos os dias, vez por outra somos surpreendidos com sites que estão por aí, há muito tempo, e não nos damos conta disso.
Minha nova mania são os Podcasts. Entra dia, sai dia e eu continuo a pesquisar sobre o assunto. Como ópera é dos meus gêneros favoritos, tenho pesquisado sobre os Podcasts relacionados à ópera.
Quando encontro um que mereça ser partilhado, fico feliz.
Já há uns dias estou "assuntando" sobre a minha indicação de hoje. Demorei para indicar porque queria saber se a coisa ia em frente. Explico, seu autor, La Cieca, não faz parte das pessoas que eu imaginaria como indicação, como poderão constatar, não faz o meu gênero. É como eu o chamaria em inglês, "peculiar".
Mas, é no seu site que estamos interessados, portanto vamos à parte boa. La Cieca, em seu site parterre box presents La Cieca, apresenta uma série de informações e impressões pessoais sobre o mundo da ópera. Não discuto aqui a figura de La Cieca, repito, não é alguém com quem me relacionaria.
Além do blog acima, onde ele escreve o seu dia-a dia, ele tem um site onde ele apresenta uma série de gravações de ópera, fixando-se em gravações "não comerciais", ao vivo, de óperas famosas e fixa-se nos papéis femininos para fazer seus comentários. O link, está do lado direito do seu blog, mas, para facilitar eu o transcrevo aqui: parterre box presents Unnatural Acts of Opera.
No site, onde peguei a indicação, está escrito:
Description:
parterre box, the queer opera zine, presents extraordinary opera performances, one act at a time. Hosted by La Cieca, cultural doyenne at parterre box.
Minha opinião, difícil de traduzir e fácil de entender. Tão logo entrem no site, tudo fica bem claro, comecem a ouvir cada um dos atos das óperas, sugiro que comecem do primeiro post, o mais antigo, e aos poucos passem a escutar os mais novos, para manter a seqüência em que foram gravados, La Cieca faz uma breve introdução de poucos minutos e a partir daí segue-se um ato inteiro dessas gravações antigas. Cada uma dessas gravações nos mostra uma época que, mesmo que queiramos, não podemos voltar no tempo. São gravações de trinta a cinqüenta anos, sem a parafernália eletrônica de que dispomos hoje em dia, que valem a pena serem ouvidas, algumas poderiam até ser chamadas de piratas, como o próprio La Cieca as qualifica no seu prólogo, mas valem pelo seu conteúdo histórico.
Depois de ouvir muitas, quase todas, estou atrasado apenas na ópera mais recente, acho que é uma boa indicação. O estilo "irreverente" de La Cieca, que me assustou e me chocou inicialmente, assim que ouvi seu primeiro Podcast, mostra que é uma pessoa sensível, diferente e peculiar, apenas isso.
Entre as óperas já analisadas e constam do site estão Norma de Bellini, com Monserrat Caballé, gravação de 1974, o terceiro ato da Die Walkuere, de 1951, La Gioconda de Ponchielli, datada de 1971, Il picolo Marat de Mascagni, de 1962 e Manon de Massenet, também com Monserrat Caballé datada de 1967.
Para escutar, basta salvar o arquivo (mp3) em seu HD e usar um dos programas de áudio a que já nos referimos, Windows Media Player, RealPlayer, Winamp ou iTunes, por exemplo.
Jacques
:
pela dificuldade de encontrar gravações e material de ópera, a internet tem ajudado muito. é possível conhecer algo feito no japão e vice-versa. mas tem sempre a questão do direito autoral e aí tudo complica. beijos, pedrita
Excelente, Jacques. E adoro a Monserrat.
Thank you for mentioning my podcast! Be sure to listen next week (beginning Monday) for the Gomes opera MARIA TUDOR, with Elaine Coelho.
"La Cieca"
Viva!
Postar um comentário
<< Home