sábado, julho 30, 2005

Nem só de ópera

Uma das novidades que têm aparecido na Internet é o conceito de Podcasting. Quem ainda não é familiarizado com a palavra, o link está ligado à Wikipedia, em português, que dará uma visão a respeito do assunto. Não há necessidade portanto de repetir aqui o que lá vai escrito.

Em minhas pesquisas, sobre outros blogs que falassem de música clássica, sempre fico alerta às boas surpresas que a Internet nos prepara. Assim é que me deparei com um blog, o Music Perspectives, onde seu autor, Ed Justen, nos brinda com um Podcast onde se propõe a apresentar semanalmente um programa sobre uma peça musical que ele escolha. Ontem e hoje, me dediquei a ouvir Ed e achei sensacional a iniciativa.

Ao clicar no título de cada post haverá uma análise e a audição de uma música. Explicações de como assinar o Podcast para os que quizerem baixar automaticamente para os seus computadores os feeds, também são fornecidas pelo autor, na coluna da direita, logo abaixo da foto.

Tomo pois a liberdade de sugerir a vocês que visitem o blog e escutem de uma maneira moderna, não há necessidade de novos equipamentos, a análise de uma peça musical clássica, de uma maneira diferente e moderna.

Qualquer "media player", Windows Media Player, RealPlayer, Winamp entre tantos, é suficiente para a audição. Certamente seu computador terá um ou mais desses programas instalados. Todos são gratuitos e bem parecidos nas suas características, a escolha é sua.

O Music Perpectives é mais um dos blogs que vai para a minha sessão "Blogs que eu gosto".

Bom fim de semana!

Jacques

PS: Depois de ler e reler, como sempre faço, meu post de hoje, fica a sensação de que faltou algo a dividir com vocês. É verdade, nos últimos tempos apareceu um novo programa que merece nossa atenção. o iTunes da Apple. Como sua origem diz, é a criadora do iPod, fenômeno de vendas nos últimos tempos e sucesso mundial. De uma forma ou de outra, o iPod, ou um seus clones, estará presente em nossas vidas., mais cedo ou mais tarde. O conceito que está por trás dessa idéia, uma loucura, um "gadget" para os amantes da música que promete tocar todas e cada uma das suas músicas prediletas quando quisermos. Ainda é caro, para nós brasileiros, mas é um sonho de consumo que poucos resistirão. Imagine um aparelho do tamanho de um maço de cartas, resisto ao fato de ser parecido com um maço de cigarros, que carregue o equivalente a dias (ou semanas) do tipo de música de você adora. Minha experiência, tenho mais de sete dias de música contínua e não preciso repetir nada, nenhuma faixa, e ainda posso colocar mais parte da minha discoteca que ainda sobrará espaço para muitos podcasts . O iTunes faz a interface entre CDs, estações de rádio, arquivos mp3 ou wma, podcasts, fotos e o que mais vier por aí. De quebra ainda cuida de seus arquivos de imagem, o QuickTime. Vale a pena dar uma olhada no site, afinal a Apple é a vanguarda desse segmento. Para os que quiserem pesquisar sobre os aggregators, visitem o iPodder ou o Doppler , entre outros.
(Editado em 30/07/2005 às 17:00hs.)

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Bom dia, Jacques. Gostei muito do Music Perspectives, estou lá também. É outra coisa, quisera ser boa de computação assim, para enjoy tudo que há para ver e ouvir. Quanto ao ipod, ainda não me senti tentada... mas que é bacana, isto é. Compare-se com os nossos antepassados!!!! Pensar que eles, ao tempo dos grandes compositores do passado, não tinham sequer uma vitrola! Que gênios!!

02 agosto, 2005 10:32  
Anonymous Anônimo said.

oi, tudo bem? falei no meu blog da montagem de pescadores de pérolas q vi no rj. beijos, pedrita

02 agosto, 2005 23:51  

Postar um comentário

<< Home