quarta-feira, julho 20, 2005

Mais uma fonte de informação: "Discover Opera"


Que tal a sensação de ver a Ópera por dentro?

É assim que vamos nos sentindo à medida que vamos nos aprimorando em nosso aprendizado.

Dizer que fulano ou sicrano "entende de ópera" é sinônimo de dizer que essa pessoa entende de ópera mais do que a gente. A verdade é que nosso aprendizado nunca termina. Talvez esse hipotético nosso conhecido, saiba mais do que nós sobre determinada peça, sobre determinado autor, cantor ou coisa parecida. De uma maneira ou de outra, todos nós, nos ressentimentos de falta de informações, o que nos é suprido por leituras, por consultas ou por aprendizado "ao vivo".

Assim, aos poucos, vamos nos tornando mais íntimos, mais confiantes e mais à vontade. De repente nos pilhamos dando opiniões, dividindo conhecimentos, trocando informações, enfim, passamos a olhar a ópera como uma manifestação familiar. Passamos a olhar a ópera "por dentro".

Apesar de toda essa nova condição de amantes do gênero, não podemos transigir na necessidade de continuarmos estudando, nos aprimorando, experimentando novos conhecimentos.

Um dos teatros mais populares e mais conhecidos mundialmente, o Metropolitam Opera Theatre of New York, o Met, como é conhecido pelos novaiorquinos, tem uma parte de seu site denominado Discover Opera. O site é bem acessível, tendo inclusive algumas sinopses de ópera traduzidos para o português.

Vale a pena dar uma conferida. Apesar do site ser bastante grande, o único defeito é que lá constam as mais famosas e as mais executadas óperas, em detrimento das mais raras. A opção que seus mantenedores escolheram foi, a de colocar as informações sobre as óperas que constam de seus programas anuais, o que, traduzindo em miúdos, quer dizer que as sinopses lá existentes se referem às óperas executadas nos últimos anos, talvez uns dez anos.

Apesar dessa ressalva, o site é dos mais informativos e importantes sobre o assunto.

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Muito obrigada... você é muito generoso, e é um prazer aprender ou pelo menos conhecer um pouquinho dessas maravilhas todas.

20 julho, 2005 20:10  

Postar um comentário

<< Home