sexta-feira, agosto 05, 2005

O libreto de Oberto


Já, há algum tempinho, falei que nossos avós, quando iam ao teatro, levavam ou compravam o libreto da ópera que iriam assistir.

Também falei a respeito do libreto que normalmente acompanha a gravação do Cd que adquirimos nas lojas.

Em tempos de modernidade, há vários sites na Internet que suprem essa nossa vontade de acompanhar os cantores com uma cópia eletrônica do mesmo libreto acima citado.

Não há muita ciência em achar um ou mais sites que disponibilizam o texto dos libretos. Uma busca no Google et voilà!

Oberto, de Verdi não é exceção. Há vários, uma questão de gosto, por exemplo:

Verdi: Oberto - libretto

Portale Giuseppe Verdi | Vita e Opere | Oberto conte di San Bonifacio

Há mais, questão de procurar. Cada um deles apresenta, com pequenas modificações cosméticas, o libreto de Oberto.

Uma das coisas que aprendi ao longo dessa minha viagem ao longo do mundo da ópera é que a vida desses privilegiados compositores é também motivo de grande interêsse no contexto de suas obras. Fica aqui como sugestão, caso tenham tempo, leiam também um pequeno resumo da vida de Verdi, personagem fascinante que magnetizou platéias ao longo de toda a sua vida e ainda mais depois de falecer. A vida desses compositores é um campo que ainda não arranhei, mas deixo como uma isca aos apreciadores da boa música. Conhecer a obra e a vida de um determinado compositor é uma experiência ímpar.

Mais, não há necessidade de estudar antes e ouvir depois, essa é uma experiência de vida, não há prazo para iniciar e não se esgota no decorrer do tempo. Voltaremos oportunamente ao assunto.

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Vive la Internet!!! através dela, dá para tecer um paralelo entre a ópera e a maratona. Como? Assim como na vida podemos começar a correr mesmo na idade madura, sendo que há vários maratonistas de cabelo grisalho... na ópera também se pode começar modestamente, que o prazer e os efeitos benéficos de toda ordem irão aparecendo. Eu cheguei ontem, e já estou apaixonada por esse universo. Mais uma vez, grazzie!!

05 agosto, 2005 12:51  
Anonymous Anônimo said.

eu tenho o kobbé, alguns livros do lauro machado coelho e pesquiso na internet para complementar alguns dados que fique na dúvida. beijos, pedrita

06 agosto, 2005 08:42  

Postar um comentário

<< Home