quinta-feira, julho 21, 2005

O Franco Atirador (Der Freischütz) - Carl Maria von Weber

Domingo, às 14 horas, a Radio Cultura de São Paulo apresentará a ópera O Franco Atirador de Weber.

SINOPSE

O Franco Atirador (Der Freischütz) de Carl Maria von Weber, ópera em três atos, libreto de Friedrich Kind. Estreou em Berlim em 18 de Junho de 1821.

Elenco:

Ottokar, Duque da Bohemia (Barítono)
Kuno, Chefe da Guarda Florestal (Baixo)
Agatha, a filha de Kuno (Soprano)
Ãnnchen, uma jovem prima de Agatha
Casper e Max, guardas florestais (Baixo e Tenor)
Samiel, guarda florestal negro ( Narrador)
Um ermitão, (Baixo)
Killian, um camponês rico (Tenor)
Uma dama de honra, (Soprano)

Ato I

O jovem guarda florestal Max ama Agatha e deverá ser o sucessor de Kuno, o chefe da guarda florestal. Um teste de habilidade em tiro ao alvo deverá ser realizado e a prova será realizada no dia seguinte. No teste de tiro Max falha e o jovem camponês Killian é proclamado o "Rei dos Atiradores".

Como Max, por vários dias está numa maré de má sorte, ele cai fácilmente sob a influência de Casper, que também ama Agatha, que o persuade a moldar alguns projéteis mágicos a serem usados no teste. Casper, cuja alma ao amanhecer do dia seguinte deverá ser possuída pelo diabo, pelo sacrifício de Max, espera conseguir mais três anos de graça.

Deixado só, Max, pensando que perderá Agatha caso venha a perder a competição de tiro, mergulha em profunda melancolia. Casper com argumentos bizarros tenta passar coragem a Max.

Ele entrega a Max a sua arma carregada com os projéteis mágicos e, para seu próprio espanto, Max mata uma águia voando a grande altitude. Este resolve seguir Casper e à meia noite, em meio a uivos de lobo, começa a moldar as balas mágicas para que possa ganhar o torneio.

Ato II

No quarto de Agatha. Agatha está imersa em tristes premonições. Ela canta o seu encontro com um eremita na floresta, este lhe diz que em caso de algum perigo que a ameace ela seria protegida por sua grinalda nupcial. No momento que Max atira com seus projéteis mágicos, a figura de um ancestral de Agatha preso a um muro lhe cai ao chão, feriando-a levemente. Energicamente, a viva Ânnchen a reprime. Agatha, em seu delírio, ainda mais perturbada, é confortada por Ânnchen que a encoraja com zombarias.

Agatha, só, espera Max com notícias de seu sucesso, que ela decide interpretar como como um presságio favorável.

Max chega, ele dá a notícia de que ele não foi o vencedor e explica que ele matou um cervo, que trará este à noite, da gruta dos lobos. Apesar das súplicas de Agatha e Ânnchen, Max parte.

Mudança de cena: Na gruta dos lobos, à noite. Casper pede auxílio ao guarda florestal negro e prepara a fundição das balas mágicas.Max chega mas é advertido pelo espírito da sua mãe para abandonar o projeto. Samiel faz aparecer a imagem de Agatha, representando-a como afogada em desepero pelo sucesso doentio de Max. Em consequencia Max pula na gruta e com um barulho demoníaco a fundição dos projéteis inicia-se.

Ato III

No quarto de Agatha. Agatha está rezando. Suas dúvidas voltaram, seus sonhos se misturam com as suas premonições, Ânnchen a conforta com piadas e canções. A dama de honra chega com a sua grinalda. Quando Ânnchen abre a caixa, no entanto, o que se vê é uma mortalha o que leva Agatha ao desespero. Ela se conforta no entanto pela promessa do ermitão que lhe havia prometido que ela seria protegida pela sua grinalda.

Mudança de cena: Encontro dos atiradores. Max dá seis tiros com sucesso e Casper sorri em triunfo, sabendo que o sétimo disparo será guiado pessoalmente pelo Diabo.

Mudança de cena: O torneio de tiro. O Duque Ottakar aguarda Max em sua tenda. Max deve agora atirar numa pomba. Enquanto ele mira, Samiel, o guarda florestal negro aparece para guiar o projétil e faz com que Max atire em Agatha, que aparentemente é ferida. A sua grinalda, no entanto, desvia o projétil e ela revive. Casper vendo-a ao lado do ermitão, vê que falhou. Samiel investe contra Casper ao invéz de ir de encontro a Max, enquanto Casper expira com uma praga em seus lábios. O Duque Ottakar ordena que o corpo seja jogado na gruta dos lobos, no entanto escuta as explicações de Max e é tocado por seu próprio arrependimento e pelas preces do ermitão. Um ano de teste é então proposto, o prêmio do torneio de tiro é abolido e é prometido que, após esse período de expiação, o próprio Duque colocará a mão de Agatha na mão de Max.

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

A sinopse é interessante, agora vamos esperar que seja melhor que as Carmelitas... estaremos lá, Herr Profesor! Danke....

21 julho, 2005 14:33  

Postar um comentário

<< Home