segunda-feira, dezembro 05, 2005

Maria Callas - Tosca


Amigos,

Maria Callas dispensa apresentações. É, sem dúvida, a mais badalada soprano do século XX. E é, talvez, a musa de toda uma geração. Interessante notar que essa geração à qual me refiro não se atém à idade cronológica que corresponderia a uma geração. Além de magnifica cantora, foi, indubitavelmente a primeira diva que veio a se beneficiar da tecnologia das gravações em disco.

Antes dela, a voz feminina principalmente, a falta de fidelidade não nos legou registros dignos de serem venerados como são os registros de Maria Callas.

Além do mérito de ter uma voz ímpar, ela era uma excelente atriz e intérprete. Foi, talvez , a primeira que conseguiu unir a interpretação à voz. Dona de um timbre muito característico, foi a primeira cantora que se destacou como intérprete que influenciou todas as que a seguiram.

Callas teve muitos papéis onde veio a ser considerada "definitiva". Tosca é uma delas. Sua interpretação de Floria Tosca que ouviremos neste domingo é um marco nas divas de Puccini.

Portanto, se puderem, não percam!

O anúncio da transmissão de Tosca, no próximo domingo, às 15:00hs, pela Radio Cultura FM de São Paulo, é o seguinte:

TEATRO DE ÓPERA - O mundo da lírica em obras completas PUCCINI - Tosca. Solistas: Maria Callas, Giuseppe di Stefano, Tito Gobbi. Coro e Orquestra do Teatro alla Scala de Milão. Reg.: Victor de Sabata.

É um lindo presente que a Cultura nos reservou para o próximo domingo, 11 de Dezembro.

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Grande espetáculo! Pretendo ver, pois deve ser uma daquelas óperas feitas para aumentar o brilho das divas.

07 dezembro, 2005 14:48  

Postar um comentário

<< Home