quarta-feira, setembro 07, 2005

Carmen e a História Cigana


Carmen e seus amigos são Ciganos, uma palavra usada para descrever um grupo étnico de pessoas conhecidas por sua música, por serem adivinhos e por seu estilo de vida nômade. Existem muitas concepções erradas sobre os Ciganos, surgidas da ignorância e de equívocos. Algumas características de Carmen são baseadas nos estereótipos negativos ciganos, mas outras coisas são verdadeiras.

Ciganos

"Cigano" é, realmente, uma palavra depreciativa (insulto). O grupo de pessoas ao qual ela se refere é mais precisamente chamado Rom e o idioma que falam é o Romanês ou Romani. Há quatro tribos ou de nações Rom (Kalderash, Machavaya, Lovari e Churari), além de muitos outros grupos menores (tais como os Sinti, Luri e Xoraxai). A maioria dos Roms refere-se a si mesmo pelo nome tribal ou por "Rom" ou "Roma", significando "Homem" e "Povo".

Há, aproximadamente, 12 milhões de Romas vivendo em várias nações em todo o mundo, mas é difícil chegar a um número exato uma vez que eles, normalmente, não são incluídos nos recenseamentos oficiais. Os Romas tendem a viver em suas próprias comunidades, separados da sociedade gajikané (estrangeira) ao seu redor. Séculos de discriminação e ódio étnico os tornaram desconfiados em relação aos estranhos e temem que a integração com a sociedade gajikané causará a perda de sua identidade cultural única.

Por séculos, os Roma espalharam-se por muitos países diferentes em todo o mundo e se adaptaram, em vários níveis, aos diferentes ambientes culturais. Por esta razão, não há uma cultura Roma universal e há muitas diferenças; o que é um "verdadeiro Roma" para um grupo pode ser um "gadjé" ou estrangeiro, para um outro. Entretanto, há algumas coisas características a todos os Roma, por exemplo: lealdade à família, crença no destino e adaptabilidade às diferentes condições.

Origens

Embora as palavras "Roma" e "Romani" pareçam estar relacionadas à "Roma", cidade, e "Romano", os Roma não vieram da Itália. Estudiosos rastrearam a herança étnica dos Romas até a Índia, através de indicações na linguagem. O Romani é uma língua indo-ariana cuja origem é o antigo punjabi ou hindi, uma língua indiana. Hoje, há muitos dialetos Romani, mas nenhuma linguagem escrita padronizada.

Houve várias ondas de migração na história dos Romas. Primeiro eles deixaram a Índia há 1000 anos atrás, provavelmente devido a uma guerra entre os povos hindu e muçulmano. O exército etnicamente misturado espalhou-se ao longo dos limites territoriais do Islã, de modo que eles se moveram para a Pérsia (hoje, chamada de Irã) e atingiram o sudeste da Europa por volta de 1300. A próxima migração importante ocorreu no século XIX e no início do século XX, quando os Romas foram da Europa para as Américas após a abolição da escravatura cigana.

Roupas

As mulheres Romas nas histórias e filmes normalmente usam uma saia longa e colorida, um flor nos cabelos e muitas jóias de outro. Isto não está muito longe da realidade. Uma mulher Roma deixará seu cabelo crescer e, normalmente o usará em trança até se casar. Quando estiver casada, ela cobrirá o cabelo com um diklo ou um lenço, que sempre usará quando estiver em público.

As mulheres Romas usam saias longas devido a sólidas idéias sobre limpeza e sujeira. A parte inferior do corpo de uma mulher está associada à menstruação e é, portanto, vista como vergonhosa e suja. Um mulher deve manter esta parte de seu corpo (incluindo as pernas) sempre cobertas e o fundo de sua saia nunca deve tocar um homem que não seja o seu marido.

Uma mulher Roma usa muitas jóias, não somente para ficar bela, mas também porque elas são valiosas. A maioria dos Roma não tem contas em banco ou cofres, portanto, eles se sentem mais confortáveis transformando sua fortuna em ouro e carregando-a sobre si mesmo, como jóia ou decoração para os cabelos e roupa.

Os homens Romas não têm um traje típico. Como a cabeça é vista como o ponto focal do corpo, muitos homens deixam o bigode crescer e/ou usam um grande chapéu para acentuá-la. Os homens e as mulheres usam cores fortes, As roupas de Carmen e de seus amigos se enquadram nestes padrões?

Música e dança

Tradicionalmente, os Romas são conhecidos em todos os países como artistas, sejam eles acrobatas, treinadores de ursos, músicos ou dançarinos. A musicalidade dos Romas, em particular, teve uma ampla influência, atingindo artistas clássicos tais como Liszt, Brahms, Dvorak e, é claro, Bizet. Os estilos musicais únicos dos Romas remontam à música do Oriente Médio, das músicas klezmer judias, do flamenco e do jazz. O grupo Gipsy Kings é, talvez, o mais famoso grupo de artistas musicais Romas. Outros artistas da música ou não afirmam que são descendentes de Romas, entre eles Yul Brynner, Rita Hayworth e Bob Hoskins. A habilidade de Carmen em cantar e dançar é muito verdadeira para seu personagem.

Adivinhação

Um outro estereótipo negativo dos Romas é o de uma mulher idosa, lendo as palmas das mãos ou cartas de tarô e cobrando um preço exorbitante. É verdade que os Romas fazem isto, mas somente para o gadjé e como meio de vida, nunca entre eles. Embora ela possa ter acreditado no destino, como muitos Romas fazem, Carmen e suas amigas provavelmente não adivinhariam seus próprios destinos.

Atitudes em relação à sociedade gadjikane

Os Roma têm medo de serrem corrompidos pela sociedade gadjikane; eles têm medo que a imersão em uma sociedade não-Roma os levará à perda dos laços familiares e comunitários tradicionalmente fortes. Séculos de discriminação anti-Romas e de ódio fizeram com que a maioria dos Romas desconfiasse de estranhos. Espera-se que os Romas se casem dentro da tribo para manter a pureza étnica e social, mas, ocasionalmente, alguém se casa fora do grupo. Se um homem Roma se casa com uma gadji (estrangeira), ela pode ser aceita se adotar o modo de vida dos Roma. É mais difícil uma mulher Roma desejar casar com um gadjo; as mulheres são vistas como as guardiãs da sobrevivência do grupo e ao terem filhos com alguém de fora do grupo, a pureza étnica é diluída. Em muitos casos, as crianças de casamentos misturados somente são consideradas Romas se o pai for Roma.

Uma outra impressão equivocada dos Romas é que eles são imorais; esta imagem é personificada por Carmen, uma mulher sedutora e manipuladora, com vários amantes. Na verdade, os Romas seguem um código rigoroso de conduta sexual; espera-se que as mulheres permaneçam virgens até se casarem e o adultério é estritamente proibido. Tradicionalmente, uma menina casava-se entre as idades de nove e quatorze anos, mas a influência gadjikane mudou isto nos últimos anos.

Discriminação

Em toda a história européia, os Romas foram insultados e perseguidos, normalmente sem qualquer tipo de proteção governamental ou legal. A purga nazistas foi a mais infame: 1,5 milhões de Romas pereceram no Holocausto (a palavra Romani é Porrajmos). Hoje, os Roma ainda estão sujeitos a retratos negativos na mídia popular e à discriminação étnica. Isso é lamentável.

Jacques


Baseado em pesquisas no site do "The Metropolitan Opera International Broadcast Information Service"

:

Anonymous Anônimo said.

espero q eu consiga ver carmen. falei da montagem dos pescadores de pérolas no meu blog. beijos, pedrita

08 setembro, 2005 09:18  
Blogger Dalva M. Ferreira said.

Muito bom, jacques! Gostei muitíssimo do texto e, sincronicamente, estou escrevendo um "casinho", muito ligeirinho, sobre os ciganos... foi transmissão de pensamento! Já estou me aquecendo para ouvir a Carmen!

11 setembro, 2005 14:27  

Postar um comentário

<< Home