Alguns sites sobre óperas
É sempre útil ter à mão fontes de referência quando falamos de ópera. A verdade que é tão amplo o espectro que de compositores, cantores, orquestras, peças e assim por diante, que nos é impossível trafegar por esse universo sem fontes de informação.
Infelizmente para nós brasileiros, são poucos os sites que trazem essas informações. A par de um ou outro livro traduzido para o português e o esforço de poucos abnegados que publicam seus livros, poucas são as fontes a que podemos recorrer.
A bem da verdade, a única publicação extensiva sobre o assunto, em português, é o Kobbe O Livro Completo da Ópera, editado pela Jorge Zahar Editor. Daí a importancia de se conhecer mais algumas fontes de informação sobre o assunto.
Diferentemente dos filmes, o enredo da ópera é conhecido a priori. Daí a importância dos programas que se vendem quando das récitas, a explicação que precede a irradiação das óperas nas radios e assim sucessivamente.
Por tudo isso, é importante contar com meios subsidiários para que possamos nos informar mais a respeito daquilo que ouvimos e gostamos. É comum ouvirmos árias, trechos de ópera, que nos aguçam a curiosidade, daí a necessidade de termos à mão sites que nos informam sobre o assunto. Por vêzes perdemos a explicação inicial e ficamos sem meios de localizar a obra no seu devido contexto ou de conhecer detalhes sobre o que vemos ou escutamos. É como entrar no cinema, no meio de um filme, e sair sem ver a parte que faltou.
Se é fácil colocar as palavras chave num site de busca sobre o Google, por exemplo, mais difícil é saber separar a enxurrada de informações que recebemos da real informação que necessitamos. Daí a utilidade de termos à mão meia dúzia de sites especializados, ainda que em outra língua, que abreviam a nossa pesquisa por título, papel, compositor ou qualquer outro critério de pesquisa.
Apesar de termos citado aqui um ou outro site, tentaremos colocar aqui, aos poucos, mais algumas fontes de informação sobre o assunto.
Nossa indicação para hoje: AllAboutOpera.com. O site é uma das boas fontes de informação que existem na Internet. Espero que apreciem.
Jacques
:
Bacana! Já linkei o site aos meus favoritos, muito obrigada. Bastante didático o texto, valeu!
E o template também está excelente.
Postar um comentário
<< Home