Album de viagem - III
Budapeste - A vendedora de fotos
Budapeste - Para os que gostam de saber curiosidades, a cidade de Budapeste é formada pela união de duas cidades, Buda (à sua esquerda) e Pest (à sua direita, pronuncia-se Pesht) .
A cidade de Buda, relevo montanhoso, adornada por palácios, igrejas e residencias domina a margem esquerda do rio. Sua arquitetura, predominantemente em estilo barroco e clássico, abrigou a aristocracia húngara. Foi a capital do Reino Húngaro anteriormente à ocupação turca.
Pest começou a se desenvolver assim que a ocupação turca acabou. Apesar de existir desde o império romano, ainda há ruinas que datam desta época, com a saída dos turcos inicia-se um surto de construções que deram a atual forma à cidade. A atual cidade começou a ser erigida após os enormes danos da grande inundação de 1838 . Apenas depois de 1849 é que uma ponte ligou as duas cidades. Na época, a ponte pensil construída era a segunda maior do mundo.
Com o tempo, em 1872, Buda e Pest (além de uma pequena cidade, Óbuda, que foi envolvida pelo crescimento das suas irmãs maiores) vieram a se fundir e formar a cidade de Budapest.
Ah, o rio! Sabem que rio é este? O Rio Danúbio!
Jacques
:
Muito bonito! Imagine se conseguirmos limpar os nossos sofridos rios Tietê, Pinheiros, Tamanduateí... Que bárbaro seria um passeio de balsa através de toda a cidade! Vou recomendar este post a um novo amigo, o Zoltan Komka, da Hungria. E para o Chico Buarque também, se eu o encontrar por aí.
Postar um comentário
<< Home