terça-feira, maio 24, 2005

Castor e Pollux - Constelação de Gêmeos

"Júpiter anuncia que Castor e Pollux tomarão seu lugar no Zodíaco em sinal de amizade (Tant vertus). Télaïre é convencida a alçar aos céus sua beleza (Et vous jeune mortelle)."




Gemini, os Gêmeos.

Gemini é fácil de achar nos céus, acima e à esquerda da constelação de Orion, o Caçador. Suas duas estrelas mais brilhantes - Castor e Pollux - representam os irmãos gêmeos de Helena de Tróia

Muitas culturas enxergam dois vultos humanos nessa contelação - marcada simplisticamente por duas linhas paralelas encimadas por duas estrelas mais brilhantes em nossas noites límpidas. As duas mais brilhantes chamam-se Castor e Pollux, os nossos gêmeos.

Pollux é a mais brilhante das "gêmeas". É uma estrela laranja-gigante e dista aproximadamente 35 anos-luz da nossa Terra. Castor consiste, na realidade de seis estrelas - um sexteto cósmico interligado num ballet gravitacional. Esse aglomerado de estrelas dista aproximadamente 50 anos-luz da Terra.

Um fecho interessante para uma lenda que evoluiu desde tempos imemoriais quando nossos antepassados ligaram uma constelação a uma lenda. E tudo a ver com a nossa ópera...

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

"Nerd"! quarta-feira, 25 de maio de 2005 - em São Paulo, 05:45 - céu encoberto, chuva em pontos isolados, temperatura 16 graus. Tudo a ver com a nossa ópera!
Legal...

25 maio, 2005 04:49  

Postar um comentário

<< Home