Salvator Rosa, uma imagem
Retirada do mesmo site da Dorsay Opera, resgatei essa imagem da ópera que será levada pela Cultura FM de São Paulo, no próximo domimgo.
Por ela pode-se notar as dimensões reduzidas do palco, não conheço as dimensões do palco aqui retratado mas posso intuir que realmente é bem pequeno.
Aos que habitam em São Paulo, nosso Teatro Municipal também sofre do mesmo problema.
Algumas montagens, por razões de ordem econômica, repetem montagens do Teatro Colón de Buenos Aires. Isso funciona de maneira relativa, nosso palco tem da ordem de 12 metros de largura, muito menos do que o Colón.
A coisa funciona quando o cenário é relativamente aberto. Cenas de interiores com colunas, móveis, lustres e outros detalhes de porte tendem a atravancar a cena, perturbando a movimentação dos atores. Isso quando não se é obrigado a cortar a parte superior do cenário...
Verdade seja dita, isso não é nosso privilégio, muitas das casas tradicionais de óperas, principalmente em países do norte da Europa, são de dimensões reduzidas, reflexo da época em que foram construidos.
Alguns dos melhores compositores dessa época tão rica em termos criativos, estrearam nesses teatros de tamanho pequeno e alí colheram seus louros. Alí como aqui a lei da oferta e procura deve ser respeitada, teatros maiores e melhores só são contruidos quando há público que demande.
Jacques
:
Postar um comentário
<< Home