Compositores Japoneses
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Terça-feira, 17 de junho de 2008 |
Vozes |
Compositores Japoneses
![]() Para celebrar os 100 anos da imigração japonesa, a maestrina Naomi Munakata apresentará nessa quinta, dia 19 de junho, com reapresentação no domingo, dia 22, um programa especial com compositores e temáticas japonesas. Você poderá ouvir obras de Yoshinao Nakada, na interpretação da Tokyo Ladies Singers, e algumas canções típicas da cultura japonesa, como Hotaru koi e Soranbushi. Nos fins do século XIX, com o inicio da modernização do Japão e com a mecanização da agricultura, o país caminhava para a superpopulação e não conseguia absorver a mão-de-obra que migrava do campo para as cidades. Somam-se a isso tudo os interesses do governo japonês de incentivar a expansão da etnia para outros lugares do mundo. Assim como as várias histórias e relatos de imigrações, a situação dos jap oneses no Brasil não foi diferente; foi, aliás, um período de muito sofrimento e de um choque cultural extremo. A barreira do idioma, os hábitos alimentares, o vestuário, o modo de vida e as diferenças climáticas colaboraram para esse impacto. Muito embora os primeiros japoneses tenham se instalado no Brasil nos fins do século XIX (como visitantes ou prestadores de serviços) até, um pouco mais ou menos, 1907, com uma colonia no Rio de Janeiro, foi a chegada do navio Kasato Maru que marcou oficialmente a imigração. Aportou em Santos em 18 de Junho de 1908, trazendo cerca de 165 famílias. Hoje o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas. Para designar os japoneses e seus descendentes, usa-se atualmente o termo nikkei (日系).
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Ciranda |
Academia Brasileira de Música
![]() O programa "Ciranda - Academia Brasileira de Música" desse sábado, dia 21 de junho, apresentará um repertório instigante no sentido da busca da brasilidade e das circunstâncias históricas da música no Brasil e na Itália. A primeira obra que você irá ouvir é o "Condor" de Antonio Carlos Gomes. Constituída como a última ópera escrita por ele, foi encomendada para o Teatro alla Scala de Milão e estreada em 1891. Essa obra representava muito para Carlos Gomes, que era visto como um compositor pouco produtivo, além, é claro de significar tanto um aparato financeiro como um retorno ao mais famoso palco de óperas da Itália. Mesmo com essa fama de pouco produtivo - em um período de 23 anos escreveu sete óperas, Francisco Braga disse ter visto em uma visita a Carlos Gomes, um homem com uma vontade de produzi r e de realizar. E é desse mesmo Francisco Braga o trio que você também irá ouvir, junto com Heitor Villa-Lobos e suas bachianas nº 4, nesse sábado próximo. Braga foi um dos finalistas em um concurso promovido no Rio de Janeiro para a escolha do hino da Proclamação da República e por isso mesmo ganhou uma bolsa de estudos e foi para Paris, onde estudou com Jules Massenet.
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Cultura FM, a frequência dos clássicos |
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