sexta-feira, dezembro 21, 2007

O Natal Musical



Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Programação Especial

O Natal Musical I




No dia 24 de dezembro a Rádio Cultura FM preparou uma programação especial de natal, a contemplar um repertório variado que vem desde as primeiras manifestações desse gênero entre as comunidades cristãs medievais até as práticas musicais mais contemporâneas. A programação começa logo às 13 horas, no programa Delicatessen, onde você poderá ouvir obras relacionadas à temática natalina; às 14 horas, o pianista Gilberto Tinetti apresenta um Pianíssimo especial também com obras comemorativas. A programação segue pela tarde e você poderá ouvir o Concerto para harpa de HÄNDEL, o Concerto Grosso op. 6 n° 87, "Feito para a Noite de Natal", de CORELLI e o Concerto de Brandemburgo n° 2 de BACH. O destaque fifca para o "Oratório Musicado para o Santo Natal nas duas igrejas principais de Leipzig no ano 1734" de Johann Sebastian Bach. As denominações de Oratório e Cantata foram confundidas com freqüência. O Próprio Bach chama de Oratório de Natal uma suíte de cantatas. Entretanto, deve-se, pelo menos musicologicamente, atentar-se para esses termos que vão designar dois gêneros de composição vocal não cênica, normalmente bem distintos. A cantata italiana e a cantata francesa têm motivos profanos, uma mais lírica, outra mais narrativa. Já a Kantate alemã tornou-se, desde o início, uma composição religiosa para solistas, coros e instrumentos, sem o elemento narrativo das formas italianas e francesas. O oratório nasceu em Roma, no Oratório da Vallicella. O surgimento não constitui uma mudança do que se conhecia como Sacra Rappresentazione, como se acredita, mas como um desenvolvimento das antigas Laudes. Na verdade, esse fato se deve à imensa popularidade que o drama litúrgico alcançou a partir do século X, como um teatro acompanhado de cantos e danças. O termo 'oratório' aplicava-se inicialmente às manifestações religiosas da congregação dos oratoria nos, de São Filipe Néri. Contudo, as transformações daquilo que era conhecido como representação sacra que levaram à forma final do Oratório, encontrou resistências no espírito puritano da contra-reforma. O Oratório de natal, composto em seis partes, foi apresentado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, na festa de ano-novo e no dia de reis. Em Leipzig, Bach não teve a oportunidade de apresentar a obra inteira em um único concerto. A obra completa interpretada pelos Meninos Cantores de Viena, Chorus Viennensis e Concentus Musicus de Viena com a direção de Nikolaus Harnoncourt, você ouvirá no programa Sala de Concerto, às 22 horas.

> Delicatessen - 13h00
Apresentação: Kika Leói
Produção: Fernanda Shidomi
Pianissimo - 14h00
Apresentação: Gilberto Tinetti
Produção: Glaucia Molina
Tarde Cultura - 15h00
Apresentação: Fábio Malavoglia
Produção: Ralf Shwarcz
Sala de Concerto - 22h00
Apresentação: Teca Lima
Produção: Adriana Braga


Programação Especial

O Natal Musical II




No dia 25 de dezembro a programação especial de natal prossegue, agora a contemplar um repertório variado que vem desde as primeiras manifestações desse gênero entre as comunidades cristãs medievais até as práticas musicais mais contemporâneas. A programação começa logo às 13 horas, no programa Delicatessen, o destaque fica para Louis-Claude DAQUIN com a sua Cantata de Noel. O Pianíssimo continua a oferecer um repertório para piano relacionado aos temas natalinos. A noite começa com uma amostra das manifestações do natal medieval, desde o canto em uníssono até a tímida polifonia que começou a surgir na Baixa Idade Média: Um Natal Medieval poderá ser ouvido às 19 horas. Nesse programa as trilhas são gregorianas, ambrosianas, mozárabes e de caráter popular com instrumentos de época. Em seguida, no progr ama beethoven Hoje, de Carlos Siffert, às 20 horas, você poderá uma grade obra prima de Beethoven, a Missa Solene, Op.123, com o Monteverdi Choir e o English Barroque Soloists sob a regência de John Eliot Gardiner. É preciso viver com Beethoven um episódio ou um aspecto itinerário de um indivíduo que nos atinge um coração, não sem deixar de nos falar daquele indivíduo: a própria definição do lirismo musical onde o compositor absorve o exemplo dos poetas. A esse respeito, acrescenta o crítico francês Celestin Deliége: "A fraseologia beethoveniana, foi o elemento que fez toda a música do classicismo dar a volta rumo ao romantismo". Vitor Hugo acrescentou: "Parece que se vê um Deus cego criar o sol". É possível, portanto estender: parece que um ouvido surdo recria as harmonias e reelabora o tempo. A Sala de Concerto mostra, às 22 horas, o Quebra Nozes de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica de Saint Louis e a direção de Leonard Slatkin. No romantismo, a sensibilidade tornou-se um tema preponderante, em que o poderoso não se distinguia do fraco, pois ambos estavam sujeitos ao entusiasmo, ao sentimentalismo idílico e à melancolia. A originalidafde do século XIX se distribui entre as monarquias liberais e as repúblicas autoritárias; , o nacionalismo e o internacionalismo, o individualismo e o sentimento de natureza, o sonho e a revolta. Sobre o romantismo, duas premissas são importantes: a pressuposição de uma literatura e a subjetividade: cada um encontra seus modelos em si mesmo. Mas essa instrospecção permitirá que o artista descubra e exprima a alma de todos os homens. Conforme descreveu Hugo no prefácio de suas contemplações: "Ah!! Insensato, que crês que eu não sou tu!!". Na Alemanha, o substantivo DIE ROMANTIK, expressava desde o fim do século XVIII, uma nova tendência literária oposta ao clacissismo. Na França, já se confundia Romântico com Romanesco; na Inglaterra qualificou-se de ROMANTIC tudo que era pitoresco.

> Delicatessen - 13h00
Apresentação: Kika Leoi
Produção: Fernanda Shidomi
Pianissimo - 14h00
Apresentação: Gilberto Tinetti
Produção: Glaucia Molina
Um Natal Medieval - 19h00
Apresentação: Maurício Monteiro
Beethoven Hoje - 20h00
Apresentação: Carlos Siffert
Produção: Biancamaria Binazzi
Sala de Concerto - 22h00
Apresentação: Teca Lima
Produção: Adriana Braga





Cultura FM, a frequência dos clássicos

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online


:

Blogger Fernando Vasconcelos said.

Votos de um Santo Natal para o autor e leitores deste blog. Que 2008 seja para todos um ano verdadeiramente excepcional.

23 dezembro, 2007 17:16  

Postar um comentário

<< Home