terça-feira, novembro 20, 2007

O Regato de Leipzig e o Padre Ruivo



Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Terça-feira, 20 de novembro de 2007

O universo de Johann Sebastian Bach

O Regato de Leipzig e o Padre Ruivo




No dia 24, o pianista e maestro João Carlos Martins leva a você, caro ouvinte, mais um programa dedicado ao grande mestre de Leipzig: Johann Sebastian Bach. Nesse programa, especialmente, João Carlos Martins propõe uma escuta entre Vivaldi - o compositor que mais desenvolveu a forma concerto e outras particularidades do barroco e Bach, que pela sua grandeza, sintetizou em grande parte o sistema tonal. A arte barroca é, em grande parte, obra de encomenda. Os artistas eram empregados dos duques, dos príncipes, dos reis, da Igreja ou de alguma outra instituição. Foi para eles que os compositores, poetas e pintores, escreveram suas músicas, fizeram seus quadros e declamaram seus poemas. O barroco viveu de modelos, sejam eles sugeridos pela Igreja, pelo estado ou pela própria sociedade. É por isso que mui tas vezes um compositor barroco é visto como pouco criativo, mesmo sendo autor de centenas de obras. Muito provavelmente, foi esse conceito de mimetismo e de modelos de que viveu a sociedade barroca, que levou autores do século XX a dizer que Antonio Vivaldi compôs 300 vezes o mesmo concerto. O barroco apresentou um grande número de compositores e um universo ainda mais difuso, complexo e maior: o dos anônimos. Novas pesquisas sempre descobrem obras desconhecidas e mestres esquecidos, num regaste histórico, cujo acesso nos parecia, até pouco tempo, não exatamente impedido, mas desinteressante.


> BACH por João Carlos Martins.
Sábado, 24 de novembro de 2007, 19 horas
Produção: Cynthia Gusmão


Cantilena: Música Antiga

De Paris a Napoles




O programa cantilena desta sexta-feira, dia 23 de novembro apresenta dois compositores importantes para a linguagem da música ocidental: Cristofaro da Caresana e Guillaume de Machaut. Esse último compositor nasceu na região de Champagne por volta do ano de 1300, já na transição da Baixa Idade Média para o que viria a se chamar de período gótico. Nada se sabe acerca de sua juventude nem dos seus estudos, a não ser que recebeu, muito cedo, ordens menores, que estudou Teologia (provavelmente na universidade de Paris) e acedeu o grau de magister. Em vários documentos é também chamado de Clericus elimosinarius (1330), notarius (1332), secretarius (1335). Em c.1323 esteve ao serviço de João de Luxemburgo, rei da Boêmia, que acompanhou, até 1340, nas suas expedições à Polô nia, Lituânia, Itália, etc. Foi um grande poeta e autor da célebre Messe de Notre Dame. Machaut viveu o período onde as harmonias do que viria a ser o sistema tonal estavam ainda por serem estudadas e é por isso que muitas vezes nossos ouvidos identificam falsas consonâncias em suas obras. Cristofaro da Caresana, por sua vez, é um legítimo representante da escola napolitana. Depois destudar com Marco Antonio Ziani em Veneza, estabeleceu-se em Nápoles com 16 anos de idade. Participou da companhia de teatro Feblarmonici, escrevendo diversos melodramas. Mais tarde, já no ano de 1667, tornou-se organista da Real Capela e Diretor do Conservatório de Santo Onofre. Escreveu muitas cantatas, nomeadamente para a época do natal.

> Cantilena
Sexta-feira, 23 de novembro de 2007, 5h00
Apresentação: Alfredo Alves.
Seleção musical e produção: Maurício Monteiro



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