Alexander Constantinovitch Glazunov
Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 |
Pianíssimo |
O piano, o repertório, o intérprete
O pianista e professor Gilberto Tinetti, em mais uma de suas propostas de ouvir o repertório pianístico na interpretação de instrumentistas brasileiros, oferece a você, caro ouvinte, a escuta de mais um programa de nossos intérpretes. O piano surgiu em princípios do século XVIII, como transformação dos instrumentos de teclas, como o cravo e o clavicórdio. No início, para criar mecanismos que favorecessem a dinâmica na interpretação, criou-se o gravicembalo col pian'e forte; ou seja, um cravo ou clavicórdio que pudesse acentuar as notas, leve ou fortemente. Bartolomeu Cristofori de Padua foi um dos principais interventores na mecânica do instrumento em 1711. Entretanto, as trajetórias históricas e timbrísticas do instrumento abrangem um período mais longo e uma geografia mais ampla. Na França, po r exemplo, apareceu em 1716 um instrumento similar; na Alemanha, surgiram, a partir de 1721, grandes construtores, como Silbermann e Schröeter. No Brasil, os primeiros pianos chegaram devido à instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro e eram, assim como as questões político-econômicas, ingleses, de John Broadwood, o mesmo construtor dos instrumentos de Beethoven. Em termos de funcionalidade, o uso do instrumento no Brasil teve grande repercussão a partir da segunda metade do século XIX, sobretudo com Artur Napoleão, Leopoldo Miguez e Luigi Chiaffarelli. A compra e a utilização do piano foram tão constantes no Rio de Janeiro que a cidade já foi chamada de "Pianópolis". Pianíssimo |
Concertos do meio-dia |
O nome completo desse grande autor russo era: Alexander Constantinovitch Glazunov, nascido em São Petersburgo no ano de 1865. O seu conhecimento de música começou logo na infância, certamente pela influência familiar, uma vez que seu pai era um conhecido editor. Mas era preciso ainda ter um impulso mais profissional e que lhe norteasse na arte da música; esse impulso se deu através de Balakirev que o aconselhou a concluir sua formação clássica. Os bons fluidos parecem ter sido favoráveis, porque depois desse contato foi estudar com Rimski-Korsakov. O talento era latente, tanto que os elogios de Liszt fizeram-no conhecido no Ocidente: a partir de Weimar em 1884 onde suas sinfonias forma elogiadíssimas passou a Paris e Londres. Entre 1900 e 1906 foi professor do conservatório de São Petersburgo e na s eqüência, assumiu o cargo de Diretor até 1917. Muito embora a sua obra mais popular seja o Balé "As Estações", você poderá ouvir na Radio Cultura FM uma das mais atraentes peças de Glazunov: A suíte Idade Média. Trata-se de uma obra concentrada e descritiva que recria a atmosfera desse período chamado de Idade das Trevas. Para bem da verdade, de trevas mesmo só tinha a noite. Nessa descrição, você poderá ouvir uma paisagem sonora de trovadores que cantam ao som de uma harpa e dos cruzados que fazem uma celebração final, dentre outros matizes medievais e de orquestração russa. Concertos do meio-dia. |
Cultura FM, a frequência dos clássicos |
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