domingo, maio 08, 2005

A parlenda do domingo

Fui pesquisar no pai Aurélio:

Parlenda:

[De parlanda, com dissimilação.]
S. f.
1. V. palavreado (1).
2. Discussão importuna; desavença, rixa.
3. Rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, para divertir, ajudar a memorizar, ou escolher quem fará tal ou qual brinquedo. Ex.: "Amanhã é domingo / pé de cachimbo"; "Um, dois, / feijão com arroz".

[Var.: parlenga e (pop.) perlenda, perlenga.]

Pois até aí não resta dúvida, a dúvida é outra:

Hoje é domingo
Pé de cachimbo
Cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.


Seria pé-de-cachimbo ou seria pede cachimbo?

Em dias políticamente menos corretos, eu optaria pela segunda forma...

Os lugares onde pesquisei, falam das duas formas. Citar este ou aquele não resolve o dilema. Um dos artigos que li, muito bem embasado, Salto para o Futuro, opta pela segunda forma.

Acontece que hoje, 08 de Maio, além de Dia das Mães, parabéns a todas, é também o do meu aniversário.

Não o dia em que nasci, mas o dia em que renasci. Pois foi no dia 08 de Maio de 1988, Dia da Vitória, que eu parei de fumar. Quem quiser ler a história, leia "Um Depoimento".

Porisso, hoje eu opto pela primeira forma, pé-de-cachimbo. Faz menos sentido do ponto de vista formal, nunca vi um pé-de-cachimbo, mas faz muito menos mal do que a forma consagrada pelo folclore.

Hoje eu estou de parabéns...

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Parabéns, Jacques! Quosque tamden, porque ontem eu não pude comparecer: problemas com o computador. Estou num cyber, achando-me "a moderninha", e aproveito para agradecer pela audição de domingo, do "Fausto". Eu curti muito, ´sozinha, na cozinha (onde o rádio pegava melhor). Adorei as partes mais movimentadinhas, como o coral do quinto ato, numa marcha muito bonita. Gostei muito do Fausto, tenor, e da Margueritte. O Mefistofeles é genial, a risada demoníaca é demais!!! E, me auto-respondendo, não tem só tragédia, só partes muito sérias... tem partes líricas, muito bonitas, ainda que não seja tão divulgada como outras, por exemplo a Carmen... mas há trechos que têm tudo para se tornarem conhecidos do "povão". Me included.

09 maio, 2005 14:19  

Postar um comentário

<< Home