Fausto - Uma sinopse
Faust
Composta por Charles François Gounod (17 de Junho de 1818 - 18 de Outubro de 1893). Libretto de Jules Barbier e Michel Carré. Francês. Baseada na tragédia de Johann Wolfgang von Goethe. Première em Paris, Thêàtre Lyrique em 19 de Março de 1859. Passa-se na Alemanha no século XVI. Drama lírico/Grand-opéra. Música entremeadas por recitativos e diálogos. Introdução. Balé. Revisada pelo compositor, diálogos substituidos por recitativos e balé adicionado.
Cenas: 8. Atos: 5 atos, 8 cenas. Duração: I ato, 25 minutos; II ato, 25 minutos; III ato, 50 minutos; IV ato, 25 minutos; V ato, 35 minutos.
Árias: "Avant de quitter ces lieux" (Valentin), "Salut demeure" (Faust), "Ah je ris" / Canção da jóia (Marguerite), "Il ne revient pas" / Canção da Roda Girando (Marguerite), "Le veau d'or" (Mèphistophélès).
Efeitos dramáticos: I.:Transformação de Faust em um jovem. Visões de Marguerite. V: Apoteóse de Marguerite.
Cenas: I Aposentos de Faust, II Na feira. III O jardim de Marguerite. IVi O quarto de Marguerite, IVii Na igreja, IViii Exterior da casa de Marguerite. Vi A festa da Noite de Walpurgis ( a noite que vai do dia 30 de abril até o 1° de maio) (Reino de Satã), Vii Prisão.
Papéis principais: Faust (tenor), Méphistophélès (baixo ou baixo barítono), Marguerite (soprano), Valentin (barítono), Siebel (soprano ou mezzo), Marthe Schwerlein (contralto ou mezzo). Papel secundário: Wagner (barítono).
Coro: Soprano, contralto, tenor e baixo. Papéis do coro: Soldados, estudantes, aldeões, demônios, padres. anjos. Danças: II Valsa, IV Balé Noturno de Walpurgis ( normalmente é omitido).
Resumo da história:
I. Pensando em suicídio, Faust amaldiçoa a vida e apela para Satã que - para seu espanto - aparece. Faust relembra sua juventude e seus amores, que o diabo promete lhe devolver em troco da sua alma. Após Faust assinar o contrato, Méphistophélès transforma o veneno que Faust estava a ponto de beber em um elixir de juventude. Faust se transforma e os dois saem em busca da jovem e linda Marguerite.
II. É domingo e os aldeões estão nas ruas bebendo e flertando. Na presença de seus amigos, Wagner e Siebel, Valentin entrega o cuidado de sua irmã a D´us, enquanto ele estiver ausente na guerra. Méphistopélès aparece e canta um "brinde". Ele prevê as mortes de Valentin e Wagner mas, enquanto ele insolentemente brinda Marguerite, Valentin o desafia. Antes que o jovem possa dar prosseguimento ao desafio, Méphistophélès, num passe de mágica, quebra a sua espada, assim revelando a sua verdadeira identidade. Faust aparece procurando por Marguerite. Quando esta aparece, Siebel (que também ama a jovem) tenta conversar com ela, mas Méphistophélès o impede. Faust oferece para acompanhá-la mas ela declina. As moças aldeãs dançam uma valsa.
III. Primeiramente Siebel e depois Faust cantam o seu amor por Marguerite. Siebel deixa um buquê para a sua amada, Faust deixa uma caixa de jóias. Quando Marguerite aparece, ela canta uma balada de amor e pergunta-se quem seriam os cavalheiros que se aproximaram dela na praça. Ela descobre os dois pretendentes. Marthe admira as jóias. Faust e Méphistophélès entram e anunciam a morte do marido de Marthe. Isso não a impede de responder a Méphistophélès enquanto, Faust e Marguerite, escapam para uma caminhada no jardim e Faust declara ao seu amor.
IVi. Faust abandonou Marguerite. Siebel jura sua amizade eterna e oferece para buscar vingança. IVii. Marguerite vai à igreja mas suas preces são frustradas por Méphistophélès que que lhe conta que ela está amaldiçoada. IViii. Os soldados voltam vitoriosos da batalha, entre eles Valentim que não sabe de nada o que aconteceu à sua irmã. Siebel não consegue contar a Valentin o que se sucedeu. Faust retorna e relutantemente aceita duelar com Valentin. Valentin é morto, e enquanto morre amaldiçoa Marguerite.
Vi. Méphistophélès vai com Faust ao seu reino para o festival da Noite de Walpurgis. Faust pede para ver Marguerite mais uma vez. Vii. Marguerite enlouquece e está na prisão, por matar o seu filho com Faust. Faust tenta ajudá-la a escapar da prisão mas Marguerite não tem condições de entender o que Faust lhe oferece. Mas ela reza e suas preces são respondidas por um côro de anjos que elevam sua alma para o Céu.
Roberto Alagna, no papel título de Faust, aqui acompanhado por sua mulher Angela Gheorghiu, no papel de Marguerite, no Metropolitan Opera de New York, em 2003.
Sinopse baseada no Da Capo Opera Manual.
Jacques
:
Professor: I have understood almost all you said. Only one doubt: what is the most known part of "Faust". We have some melodies which are more recognized in other works, such as Carmen, or the "Pearl Fishers". Is this opera a drama from the begining to the end? Isn´t there a joyeux part, like in Carmen, with the song we all know as El Toreador? What is the name of this part? alegretto? Thanks!
Goethe's drama Faust had the widest influence over artists of all kinds during the 19th century, a period when Faust might be identified by some with the heroic artist and champion of freedom from conventional restraints. Gounod's opera Faust is concerned principally with Faust's seduction of Marguerite, whose own redemption is secured, while Faust remains the prey of the devil Mephistopheles. Recital arias from Faust include the Mephistophelean "Le veau d'or" (The Golden Calf), the tenor "Salut! demeure" and Marguerite's "Jewel Song, Ah! je ris". Choral societies have enjoyed the famous "Soldiers' Chorus", while the "Walpurgisnacht ballet" music has provided orchestras with an item of concert repertoire. Unfortunally nowadays this ballet is often ommitted.
And of course do not forget the wonderful "Second act Waltz" a pièce de resistence of Gounod´s Faust.
Postar um comentário
<< Home