As Veias Musicais da America Latina
No domingo da páscoa, você, ouvinte, poderá despertar com um repertório interessantíssimo apresentado pelo compositor e pianista Amaral Vieira. Trata-se de um passeio auditivo pelas músicas da América Latina dos séculos XVII e XVIII, onde se pode observar como o nosso barroco se diferenciou do mesmo estilo na Europa. A América latina que conhecemos hoje está muito distante do que geograficamente era no período colonial, dominado pela coroa espanhola e portuguesa, desde o século XVI até princípios do XIX. Na América Hispânica do século XVIII, quatro vice-reinados se repartiam em sua ampla extensão: Os vice-reinos da Nueva España (hoje México, Guatemala e Panamá); o de Nueva Granada (atualmente Venezuela e Colombia) o do Rio de la Plata (particularmente a Argentina) e por fim, o do Alto Perú (agrupando Perú e Bolívia). O papa criou para as conquistas, os sistemas de padroado e patronato régios. Esses sistemas permitiram que os monarcas nomeassem ou destituíssem bispos, padres e cléricos das ordens regulares, que fizessem a conversão pela cruz e pela espada, pelo trono e altar e, que fizessem uma "guerra justa", segundo o conceito de Juan Ginés de Sepúlveda. No processo da conquista, estiveram presentes os padres das ordens regulares, como os jesuítas, os franciscanos e os oratorianos. Encarregados de evangelizar os índios, usaram da música como veículo de conversão. Criaram instrumentos, músicas e uma forma americana de interpretar. Em 1617, por exemplo, chegou ao porto de Buenos Aires, o padre jesuíta Louis Berger, para se incorporar à Missão de Santo Inácio, no Alto Paraná. Laudate Dominum Apresentação: pianista e compositor Amaral Vieira Domingo, 23 de março de 2008, 9h00 Produção: Fernanda Shidomi
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