Grandes Maestros: George Szell
![]() |
![]() |
Terça-feira, 02 de outubro de 2007 |
Na Companhia da Música |
Trilhas de Miklós Rózsa
![]() No programa desta sexta-feira, 5, Vicente Adorno destaca obras do compositor húngaro Miklós Rózsa, nascido em 1907 em Budapeste. Miklós Rózsa começou a estudar violino aos 5 anos de idade e estudou música no Conservatório de Leipzig, Alemanha. Mudou-se para Paris onde teve a oportunidade de também tentar produzir música para o cinema, a convite do produtor húngaro Alexander Korda, radicado em Londres. Miklós Rózsa compôs música para mais de 100 filmes e trabalhou com alguns dos mais importantes diretores de Hollywood. Com um dos currículos mais impressionantes na história do cinema, Miklós Rózsa recebeu 17 indicações para o Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e ganhou a estatueta três vezes, com as partituras que compôs para Spellbound ou Quando fala o coração, de Alfred Hitchcock (1945), A double life ou Fatalidade, de George Cukor (1947), e Ben-Hur, de William Wyler (1959). No repertório do programa, Canções e danças camponesas do Norte da Hungria opus 5; tema principal de Spellbound, trilha do filme Quando fala o coração; fragmentos da Suíte orquestral de Ben-Hur, O batismo de Cristo/ Tristeza e Alegria, trilha do filme O rei dos reis entre outras.
|
O Prazer da Música |
Grandes Maestros: George Szell
![]() Na manhã deste sábado, 6, Marcelo Jaffé fala sobre o compositor e pianista George Szell, considerado um dos maiores regentes do século XX. György Széll, mais conhecido pelo nome George Szell, nasceu em junho de 1897 em Budapeste. Músico prodígio, George Szell aos 4 anos de idade já era capaz de cantar canções folclóricas em diversos idiomas. Começou a estudar piano ainda muito cedo e teve aulas com um dos melhores professores de Viena, Richard Robert, professor também de Rudolf Serkin e Wolfgang Amadeus Mozart. Aos 11 anos de idade fez concertos pelas cidades européias. Devido à esse dote musical, suas orquestrações iniciais foram interpretadas por orquestras e regentes e frequentemente era chamado de "o novo Mozart". Georg Szell regeu pela primeira vez aos 16 anos de idade. Embora tenha regido importantes orquestras ao longo de sua carreira, a Orquestra de Cleveland, a qual ele formou e treinou, permanece como um dos seus maiores marcos. As qualidades que ele atribuiu à ela, seu refinamento, são elementos que permanecem até hoje intactos. No programa, Marcelo Jaffé apresenta fragmentos de Don Juan, op. 20 de Richard Strauss; Excertos de "Sonho de uma noite de verão" de Felix Mendelssohn e fragmentos da Suíte Háry Janos do compositor Zoltan Kodaly, interpretadas pela Cleveland Orchestra.
|
Cultura FM, a frequência dos clássicos |
![]() |
- Programação da Cultura FM. Saiba mais. | Cultura FM via internet ![]() Rádio Cultura FM Online |
2 comentários :
"Começou a estudar piano ainda muito cedo e teve aulas com um dos melhores professores de Viena, Richard Robert, professor também de Rudolf Serkin e Wolfgang Amadeus Mozart."
Olá, acho que há um equívoco evidente na passagem. Um abraço.
Óbvio!
Evidentemente há um erro de redação. Fica registrada a sua revisão. Grato pela observação.
Postar um comentário
<< Home