sábado, maio 14, 2005

Parada de sucessos!


Cena final de Madama Butterfly (Puccini)- Final do II Ato - Butterfly se mata e é recebida pelo misericordioso bodhisattva Kannon que paira sobre ela.


Seria pretensão da nossa parte tentar fazer uma lista que abrangesse as óperas mais executadas no mundo.

Mas, os americanos são bons em estatísticas e acho que podemos nos contentar, hoje, com as óperas mais executadas nos Estados Unidos.

O site Cornerstones publica uma relação das 20 óperas mais executadas.

As óperas mais executadas ( e portanto as mais populares) são as seguintes:

1.
Madama Butterfly
2.
La bohème
3.
La traviata
4.
Carmen
5.
The Barber of Seville
6.
The Marriage of Figaro
7.
Don Giovanni
8.
Tosca
9.
Rigoletto
10.
The Magic Flute
11.
La Cenerentola
12.
Turandot
13.
Lucia di Lammermoor
14.
Pagliacci
15.
Cosî fan tutte
16.
Aida
17.
Il trovatore
18.
Faust
19.
Die Fledermaus
20.
The Elixir of Love

Analisando essas óperas dá para se ter uma idéia do que seria uma boa lista de óperas para iniciarmo-nos no campo operístico.

De fato, Puccini, Verdi, Bizet, Mozart, Gounod, Rossini, Strauss, Donizetti, Leoncavallo, não necessáriamente nessa ordem, dominam o hit parade das óperas.

Se vocês derem uma espiada no site Cornerstones agora já na área das óperas, há informações essenciais sobre cada uma dessas favoritas do público. Além de toda a parte técnica, ainda há uma ária ou um trechinho de cada uma dessas obras-primas para ouvirmos. Vale a visita!

O prazer em descobrir todos os fatos que envolvem cada ópera, ainda mesmo antes de assistirmos alguma, é diferente do prazer que sentimos ao ir a um filme. Sempre há um mistério de como o filme vai se desenrolar e de como irá terminar, quem sabe, não conta. Na ópera, além da música e dos cantores, há que se levar em conta a encenação, a ambientação, a cenografia e a iluminação., os dotes pessoais de cada um dos intérpretes, enfim uma infinidade de aspectos que torna cada récita uma experiência única. Além disso, quanto mais soubermos, antes da ópera iniciar, mais apreciaremos a experiência.

Fiquei tão dividido em saber com qual das duas Butterflies que eu havia selecionado para ilustrar esse artigo, que ouso colocar uma segunda, não para comparação, mas para nosso deleite...



Madame Butterfly (Puccini) - Cio-Cio-San e Pinkerton em cena do I Ato

É um privilégio dividir essas obras-primas com vocês. Cada montagem trará informações novas, novos conhecimentos. Quando menos esperamos já teremos conhecido uma boa parte do repertório.

Se é impossível conhecer todas, vamos de passinhos. Toda longa caminhada começa porque demos o primeiro passo. Foi assim quando aprendemos a andar, é assim que vamos escutar e aprender cada dia um pouquinho sobre esse mundo maravilhoso, que é o mundo da ópera!

Não se esqueçam de ver as óperas que estarão sendo irradiadas nesses próximos dias, nos sites que indiquei anteriormente, sempre haverá uma boa opção!

Bom espetáculo!

Jacques

:

Blogger Dalva M. Ferreira said.

Como sempre...fantástico! sua generosidade em iniciar os amigos no mundo da ópera é algo para se admirar. É um oásis no meio da aridez geral e irrestrita, e eu sou um dos beduínos que fazem um pit stop aqui.

14 maio, 2005 16:05  

Postar um comentário

<< Home