segunda-feira, abril 11, 2005

Não são só os neurônios...

Hoje pela manhã, ao chegar no meu escritório, me dei conta de que não são só os neurônios que são afetados pelo stress.

Acho que os duendes andam à solta quando os humanos não aparecem para cuidar dos computadores.

Muitas vezes, ao retornar de um fim de semana, o computador A desligou e recusa-se a ligar. Coisas de Eletropaulo, certamente. Não vou aborrecê-los ao lhes contar quais são os cuidados que tomo para que tal não aconteça.

Acontece, é o que importa. No último mês duas fontes pediram ou melhor se despediram. Ainda falta procurar uma que não é padrão. A outra, assim que der, passo numa loja de micros e dou um basta na desumana fonte que deu seu último suspiro sem me dizer adeus.

Não fique triste, são apenas peças de uma engrenagem à qual nos submetemos por necessidade.

Esse fim de semana foi mais dramático. Tenho um sistema que controla alguns computadores com apenas um mouse, um teclado e um monitor. Coisa prática que evita um monte de fios e um monte de liga-desliga, troca-destroca, além de economizar alguns bons trocados em periféricos caros como é o caso de um monitor...

Mas como eu ia dizendo, cheguei, dei uma olhada na correspondência e fui tratar de ver mais algumas coisinhas em outro micro.

Nada. O dito KVM, que é o nome da caixinha que faz a mágica de trocar as CPUs, me disse "não!". Não troco de computador. Ponto.

Ainda tratei de negociar, chequei cada cabo, tentei umas soluções mais drásticas, tipo desligar e religar todos os computadores e nada...

Quando surgem esses problemas insolúveis é melhor tratar de outros assuntos e depois voltar, quase sempre isso areja as idéias e traz soluções não tentadas anteriormente.

Fui cuidar do meu carro, que como disse ontem, tomou uma trombada. Vai daqui e vai dalí, parece que tomei a decisão certa, tomara...

Almoço que ninguém é de ferro. Volto a tentar os passos normais para conserto do KVM. Nada!

Liguei para dois fornecedores e pedi orçamento para um novo KVM. Um disse que ia mandar e não mandou. Outro disse que queria mais detalhes para mandar o orçamento e também não mandou. Aí é caso de falha humana, o Tico e o Teco não se comunicaram.

Aí comecei a notar uns detalhes, o teclado não tinha algumas letras, sinal de alerta que alguma coisa (corrente) passou pelos miolos eletrônicos do KVM.

Fácil, desligo, ligo e pronto... Já fiz isso algumas vezes. Acontece que não acontece nada. Pronto, já sei! Troco o telhado, digo o teclado, e parto para o abraço...

Nem telhado e nem o teclado. Agora eram outras letras que faltavam... Mais um terceiro e nada. Agora é uma outra série de letras que não estão presentes...

Então, pensei, vai na marra, teclado direto no micro... Não, o micro protestou. As mesmas letras faltando. Conclusão, teclado ou ainda pior, placa-mãe?

Para encurtar, peguei um teclado velho e "quebrado". Conectei no KVM.

Sei lá! Mil coisas.... E não é que tudo está funcionando! Vou é limpar o teclado que está com uma camada de pó que começou a assentar há alguns anos.

Pelo que estou batucando, não falta nenhuma letra...

Pois é, coisas que a razão não explica...

Jacques

:

Postar um comentário

<< Home