quarta-feira, novembro 29, 2006

Renata Scotto, Carlo Bergonzi em Teatro de Ópera


Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Eduardo Monteiro é o convidado de OSESP ao Vivo

pianista Eduardo Monteiro

Depois de um mês ausente do palco da Sala São Paulo, este fim de semana, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de John Neschling volta a se apresentar para público paulistano e traz como convidado o pianista Eduardo Monteiro.

No programa, Andante com Variações de Henrique Oswald, o Concertino para piano de Ronaldo Miranda, Pélleas et Méslisande, Op. 80 de Gabriel Fauré, Prélude à L'après-midi d'une Faune de Claude Debussy e La Valse de Maurice Ravel.

O carioca Eduardo Monteiro é considerado um dos grandes expoentes do piano no Brasil. É mestre pela Escola de Música da UFRJ e em 2000, na França, obteve o título de Doutor em Musicologia pela Sorbonne. Ainda muito jovem conquistou os principa is prêmios de piano do Brasil. Recebeu, por unanimidade, o primeiro lugar no III Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, em 1989, obtendo ainda o prêmio de Melhor Intérprete de Beethoven por sua versão do Concerto nº. 4. No ano passado recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria pianista do ano.










> OSESP ao Vivo
Apresentação: John Neschling
Sábado, dia 2, às 16h30
Reapresentação: domingo, dia 3, às 12h.

Renata Scotto, Carlo Bergonzi em Teatro de Ópera

soprano Renata Scotto

Neste domingo, às 15h, o maestro Walter Lourenção apresenta em Teatro de Ópera, O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti, tendo como solistas, Renata Scotto no papel de Adina, Carlo Bergonzi como Nemorino, Carlo Cava interpretando Dulcamara, Renza Jotti no papel de Gianetta e Giuseppe Taddei como Belcore. Coro e Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino, sob a regência de Gianandrea Gavazzeni.

O libreto de O Elixir do Amor é de Felice Romani, responsável por mais de cem libretos de óperas, entre eles, os de Norma, La Sonnambula e Lucrezia Borgia. Para escrever o libreto de O Elixir, Romani baseou-se na comédia Le Philtre, de Scribe.

A ópera estreou em 1832 em Milão e, no Brasil, foi apres entada pela primeira vez em 1844, no Teatro São Pedro de Alcântara, do Rio de Janeiro.

> Teatro de Ópera - O mundo da lírica em óperas completas
Apresentação: maestro Walter Lourenção
Domingo, dia 03, às 15h.


AS VOZES QUE MUDARAM O BRASIL

Luís Antonio Giron mostra papel de cantores na evolução da MPB



jornalista Luiz Antonio Giron

A partir deste domingo, dia 3, às 18h, o jornalista e escritor Luís Antonio Giron apresenta pela Cultura FM, o programa A Voz Popular.

A música popular do Brasil tem a maior diversidade de gêneros do planeta. Nas contas de Giron, autor de livros como, Ensaio do Ponto e Mario Reis, O Fino do Samba, o número de gêneros da nossa música passa a casa dos cinco mil.

Em A Voz Popular, ele propõe uma nova maneira de contar a história da evolução destes gêneros: em vez de enfocar a composição, Giron chama a atenção para o papel que os cantores tiveram como centro dinâmico das modificações estéticas da MPB.

No primeiro programa, Luís Antonio Giron comenta o trabalho do cantor Edson Cordeiro, um dos mais ver sáteis intérpretes de sua geração.

Além de uma entrevista exclusiva do próprio Cordeiro, Giron também traz depoimentos de Miguel Briamonte (pianista e arranjador) e Luís Nassif (crítico e músico).

No repertório de A Voz Popular, as interpretações de Edson Cordeiro para Babalu de Margarida Lecuona, Baioque de Chico Buarque e Atraente de Chiquinha Gonzaga.

> A Voz Popular
Apresentação: Luís Antônio Giron
Domingo, dia 3, ás 18h.



Cultura FM, exclusivamente o melhor

- Programação da Cultura FM. Saiba mais.
- Destaques do Guia do Ouvinte. Veja!
- Tem sugestões para nós? Fale conosco.
- A Cultura FM e sua história. Conheça!
- Queremos o seu contato! Cadastre-se!

- O melhor da Cultura AM no site. Visite!

Cultura FM
via internet




Rádio Cultura FM Online
 

:

Postar um comentário

<< Home