quinta-feira, outubro 26, 2006

Mozart - Requiem em ré menor KV 626


Rádio Cultura FM - Notícias da Programação
Terça-feira, 24 de outubro de 2006

Jazz Sinfônica e David Liebman na Cultura ao Vivo

saxofonista e compositor David Liebman

Nesta quarta-feira, às 21h, as rádios Cultura AM e FM transmitem ao vivo, direto do Auditório do Memorial da América Latina, mais um espetáculo com a Jazz Sinfônica.

A atração é o saxofonista, pianista e compositor David Liebman. O músico considera que o convite de Miles Davis feito em 1970 para integrar sua banda é o marco decisivo de sua vida profissional.

Nesse concerto, David Liebman e a Jazz Sinfônica prestam um Tributo a Milles Davis, apresentando seus temas em arranjos de Maurício de Souza, Todd Murphy, Tiago Costa, Rodrigo Morte e Fernando Corrêa, sob a regência de João Maurício Galindo e Cyro Pereira.

O concerto será aberto com a Fantasia sobre Temas de Duke Ellington, de Cyro Pereira.

No repertóri o também são destaques Miles Davis & Gil Evans Suite (Maurício de Souza); Eighty-one (Ron Carter/ Miles Davis/ David Liebman); Fall (Wayne Shorter /David Liebman) e Milestones (Milles Davis / David Liebman).






> CULTURA AO VIVO - Orquestra Jazz Sinfônica e David Liebman
Quarta-feira, dia 25 de outubro às 21h.


Mozart - Requiem em ré menor KV 626

pianista e compositor Amaral Vieira

Uma aura de mistério parece envolver o célebre Requiem em ré menor, derradeira criação de Wolfgang Amadeus Mozart.

O compositor iniciou a obra em junho de 1791, após ter recebido uma encomenda do Conde Franz von Walsegg-Stuppach.

É curioso que somente duas obras sacras de Mozart foram escritas através de encomendas pagas: a missa que escreveu para a consagração da igreja de um orfanato em 1768 e o Requiem de 1791.

Exigindo do conde um adiantamento da metade de seus honorários, Mozart esforçou-se por terminar a composição o mais brevemente possível, mas foi obrigado a interromper o trabalho diversas vezes.

Nos meses de agosto e setembro, compôs em grande pressa as óperas La Clemenza de Tito, para a coroação de Leopoldo Segundo em Praga e a Flauta Mágica, estreada em Viena.

No final de outubro, Mozart teve que interromper suas atividades por motivos de saúde.

Na segunda quinzena de novembro, voltou a trabalhar no Requiem, até o momento em que a vida lhe foi ceifada, no dia 5 de dezembro de 1791. A obra ficou, portanto inacabada.

Constanze, viúva do compositor, preocupada com o cumprimento do contrato e em sérias dificuldades financeiras, solicitou a diversos compositores que concluíssem a obra, até que o discípulo de Mozart Franz Xaver Süssmayr, assumiu a tarefa.

Süssmayer compôs as partes que faltavam, baseando-se em esboços, pequenas anotações ou idéias que disse ter recebido de Mozart.

O Requiem é uma obra madura e de muitas belezas, escrita no estilo tardio do compositor, que em seu último trabalho religioso criou uma admirável síntese musical de todo o século 18.

A gravação do Requiem de Mozart que será ap resentada em Laudate Dominum terá como intérpretes o Coro da R ádio de Leipzig, a orquestra Staatskapelle Dresden, com a participação de grandes solistas vocais, tendo à frente o maestro alemão Peter Schreier, um dos grandes mozartianos de sua geração.

> Laudate Dominum - Música sacra com Amaral Vieira
Domingo, 29 de outubro, às 9h;
Reapresentação na terça-feira, 31 de outubro, às 22h.



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