Mozart - Requiem em ré menor KV 626
Terça-feira, 24 de outubro de 2006 |
Jazz Sinfônica e David Liebman na Cultura ao Vivo |
Nesta quarta-feira, às 21h, as rádios Cultura AM e FM transmitem ao vivo, direto do Auditório do Memorial da América Latina, mais um espetáculo com a Jazz Sinfônica. A atração é o saxofonista, pianista e compositor David Liebman. O músico considera que o convite de Miles Davis feito em 1970 para integrar sua banda é o marco decisivo de sua vida profissional. Nesse concerto, David Liebman e a Jazz Sinfônica prestam um Tributo a Milles Davis, apresentando seus temas em arranjos de Maurício de Souza, Todd Murphy, Tiago Costa, Rodrigo Morte e Fernando Corrêa, sob a regência de João Maurício Galindo e Cyro Pereira. O concerto será aberto com a Fantasia sobre Temas de Duke Ellington, de Cyro Pereira. No repertóri o também são destaques Miles Davis & Gil Evans Suite (Maurício de Souza); Eighty-one (Ron Carter/ Miles Davis/ David Liebman); Fall (Wayne Shorter /David Liebman) e Milestones (Milles Davis / David Liebman). CULTURA AO VIVO - Orquestra Jazz Sinfônica e David Liebman |
Mozart - Requiem em ré menor KV 626 |
Uma aura de mistério parece envolver o célebre Requiem em ré menor, derradeira criação de Wolfgang Amadeus Mozart. O compositor iniciou a obra em junho de 1791, após ter recebido uma encomenda do Conde Franz von Walsegg-Stuppach. É curioso que somente duas obras sacras de Mozart foram escritas através de encomendas pagas: a missa que escreveu para a consagração da igreja de um orfanato em 1768 e o Requiem de 1791. Exigindo do conde um adiantamento da metade de seus honorários, Mozart esforçou-se por terminar a composição o mais brevemente possível, mas foi obrigado a interromper o trabalho diversas vezes. Nos meses de agosto e setembro, compôs em grande pressa as óperas La Clemenza de Tito, para a coroação de Leopoldo Segundo em Praga e a Flauta Mágica, estreada em Viena. No final de outubro, Mozart teve que interromper suas atividades por motivos de saúde. Na segunda quinzena de novembro, voltou a trabalhar no Requiem, até o momento em que a vida lhe foi ceifada, no dia 5 de dezembro de 1791. A obra ficou, portanto inacabada. Constanze, viúva do compositor, preocupada com o cumprimento do contrato e em sérias dificuldades financeiras, solicitou a diversos compositores que concluíssem a obra, até que o discípulo de Mozart Franz Xaver Süssmayr, assumiu a tarefa. Süssmayer compôs as partes que faltavam, baseando-se em esboços, pequenas anotações ou idéias que disse ter recebido de Mozart. O Requiem é uma obra madura e de muitas belezas, escrita no estilo tardio do compositor, que em seu último trabalho religioso criou uma admirável síntese musical de todo o século 18. A gravação do Requiem de Mozart que será ap resentada em Laudate Dominum terá como intérpretes o Coro da R ádio de Leipzig, a orquestra Staatskapelle Dresden, com a participação de grandes solistas vocais, tendo à frente o maestro alemão Peter Schreier, um dos grandes mozartianos de sua geração. Laudate Dominum - Música sacra com Amaral Vieira |
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