Comentários sobre a Turandot de Puccini
A Casa Ricordi, editora das óperas de Puccini, entregou a Alfano a tarefa de terminar Turandot, baseado em esboços deixados por Puccini. Vem daí a Turandot que conhecemos.
Em 2000, a mesma Casa Ricordi, entrega a Berio o mesmo material para que este estude e conclua Turandot à sua maneira. Óbvio que o resultado é diferente. Baseando-se em cerca de 20 esboços, os mesmos citados anteriormente, e com mais tempo para estudá-los Berio faz uma versão diferente para o finale de Turandot.
O artigo abaixo dá uma boa luz sobre o assunto:
Grandi Tenori - The TURANDOT ACT III FINALE
Franco Alfano and Luciano Berio’s versions
Para facilidade de compreensão transcrevo abaixo partes do artigo do Dr. Joseph Fragala:
"In August 1921, Puccini wrote to his long-standing friend Schnabl: “I have finished act I of Turandot”. In December 1923, he confided to Schnabl: “I orchestrate and compose. However, I lack the grand finale of act III, which I have redone for the fourth time.” In March 1924, he wrote to his librettist Simoni: “I have worked relentlessly for four months and I am almost at the end. All I lack is the final duet…”
(...)
By reason of declining physical conditions, he shillyshallied, struggled enormously with the duet and finale and never completed them, managing to write copious but only music sketches by mid 1924.
(...)
Historical notes :
Since 29 November 1924, marking the death of Puccini, the most popular operatic composer in the world, eight months had elapsed. During this time, a frantic and exhaustive search far and wide failed to find another composer who could slip into Puccini’ shoes and complete Turandot, one of the most proficient operas and finest music he had written. In July 1925, the directors of Casa Ricordi finally entrusted the task of completing Turandot to the Neapolitan composer Franco Alfano. Toscanini’s nod in favour of Alfano was decisive, having been impressed by Alfano’s exotic opera success at Bologna, La Leggenda di Sakùntala (1921). Apparently, Alfano wrote more than one version of the Turandot’s finale and unfortunately Toscanini chose the worst one.
In 2000, composer Luciano Berio was commissioned by Casa Ricordi to elaborate a new composition and orchestration for Puccini’s Turandot’s finale as an alternative to that of Franco Alfano with which the opera normally ends. The lyrics were to be left intact. Berio consulted 23 sketches left by Puccini and worked on stylistic coherence with Puccini, which are declamation, expansive lyricism and expressive intonations. The world premiere of the renewed Turandot was given at the opera house of Los Angeles on 25 May 2002 followed by the European premiere at the Het Muziektheater of Amsterdam on 1 June 2002 and at the Salzburg Festival on 7 August 2002. "
Ontem, complementando a pesquisa que me levou ao artigo acima, li que Berio também veio a falecer em Maio de 2003.
"Luciano Berio
Composer and conductor Born: 24 October, 1925, in Oneglia, Italy.
Died: 27 May, 2003, in Sienna, aged 77. "
Fiquei fascinado com a história acima. Mais um pouco de pesquisa, desta vez no site da Amazon. Queria ver se achava um CD ou um DVD da versão de Berio para a Turandot. Encontrei o que queria. Existe sim uma versão, em DVD, talvez mais. Já comprei o DVD. Agora só me resta esperar que a encomenda chegue. O link da Amazon é o seguinte:
Puccini - Turandot / Gergiev, Schnaut, Tear, Vienna State Opera (2002).Enquanto não chega o DVD acima, vou vendo e escutando o DVD que tenho, Puccini - Turandot at the Forbidden City of Beijing / Mehta, Casolla, Larin, Frittoli, Maggio Musicale Fiorentino (1998). A montagem é belíssima. Conseguir unir Turandot à Cidade Proibida de Beijing (Pequim) é algo realmente de notável. Só o "making of" vale o investimento!
Vou vasculhar meus CDs também. Por lá dorme, pelo menos mais uma versão de Turandot. Nunca é tarde para uma releitura.
Acho que tudo isto que escrevi não esgota o assunto. Se minha pesquisa prosperar voltarei ao assunto.
Jacques
P.S.: Já é noite. Estou escutando a versão de Turandot com Borkh/Tebaldi/ Del Monaco, Orquestra e coro da Accademia di Santa Cecilia de Roma, regencia Alberto Erede.
Ficha Técnica: Turandot: Inge Borkh Calaf: Mario Del Monaco Liù: Renata Tebaldi Timur: Nicola Zaccaria Ping: Fernando Corena Pang: Mario Carlin Pong: Renato Ercolani Emperor: Gaetano Fanelli Mandarin: Ezio Giordano
Santa Cecilia Academy Chorusand Orchestra, Rome Alberto Erede
Decca 433 761-2
A gravação é de 1955 e remasterizada para stereo em 1959. A gravação não nega a idade mas a qualidade do elenco é indubitável.
Uma resenha da gravação foi feita em 1993 para a revista Gramophone e está transcrita eno link:
http://www.geocities.com/renatatebaldi/turandot.htm
(Editado em 2005/03/10 às 22:30hs)
:
olá
tb estou estudandoa Turandot
adoro e elegi a gravação de Zubin Mehta
como uma das melhores no contexto
geral
com Caballe fazendo uma fabulosa Liu
Pavarotti estupendo
e surpreendentemente Sutherland
fazendo uma inesperada Turandot
Ghiaurov de Timur encanta
e o no trio dos ministros Tom Krause e o eterno Piero de Palma
e ainda o luxo de ter Peter Pears
como o Imperador
Devo montar uma versão reduzida
em maio em Curitiba
na serie Opera Ilustrata
E em conversa com o Mto italiano
ele me disse que Puccini brigou com a casa Ricordi pois esta queria um final triste para a Princesa-e não taal como o conhecemos
com Calaf se casando com a Pricesa
Achei esta história bem estranha
pois nunca ouvi falar disso
e a morte de Liu é
dramaticamente inevitavel
Alguém sabe algo a respeito disso??
walter Neiva
www.walterneiva.cng.br
Bom dia! Assisti Turandot pela primeira vez há realmente pouco tempo. Como era de se esperar, achei-a divina...perfeita. Gostaria muito de encontrar o DVD mencionado em seu artigo, o "Puccini - Turandot at the Forbidden City of Beijing / Mehta, Casolla, Larin, Frittoli, Maggio Musicale Fiorentino (1998). Você poderia publicar este link também? Vou aguardar com grande expectativa. Parabéns pelo Blog!
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